Docentes da UEL são painelistas em evento na Universidade de Coimbra 

Docentes da UEL são painelistas em evento na Universidade de Coimbra 

Professor também celebrou protocolo de intenções, que envolve municípios de Londrina e Guimarães, para desenvolvimento de pesquisas.

A Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC) promove, entre os dias 26 e 30 de junho, na Universidade de Coimbra, o curso “Democracia, Cidadania e Acesso à Justiça”, contando com três professores da Universidade Estadual de Londrina entre seus painelistas convidados. Mais antiga universidade de Portugal e uma das mais longevas do mundo, a Universidade de Coimbra celebrou, em 2020, 730 anos de fundação, contando com patrimônios materiais e imateriais determinantes para a história e cultura científica mundial.

Foram convidados para integrar a grade pedagógica do curso os professores Clodomiro José Bannwart Júnior, do Departamento de Filosofia (CLCH), João Luiz Martins Esteves, do Departamento de Direito Público e Luiz Fernando Bellinetti, do Departamento de Direito Privado, ambos do Cesa. A coordenação do curso foi dos professores Manuel Lopes Porto, Alexandra Aragão, Dulce Lopes e Ana Flávia Messa, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

O professor João Luiz Martins Esteves comandou o painel intitulado “Ativismo Judicial e Vinculação Hermenêutica”. A sua ida a Portugal também ocorreu no contexto das atividades vinculadas aos cargos de procurador-geral do Município de Londrina e secretário municipal de Governo, e que incluíam a retomada da aproximação institucional entre as prefeituras de Londrina e Guimarães, cidades “irmãs” há 38 anos. 

O docente João Luiz Martins Esteves apresentou o painel “Ativismo Judicial e Vinculação Hermenêutica”. (Fotos: Arquivo pessoal)

Já os professores Clodomiro José Bannwart Júnior e Luiz Fernando Bellinetti conduziram os painéis “Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia” e “Poder Judiciário, Improbidade Administrativa e Responsabilidade”, respectivamente. 

Clodomiro José Bannwart apresentou o painel “Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia”.

Colaboração científica 

Além de participar das atividades pedagógicas, o professor e procurador-geral João Luiz Esteves acompanhou, na última quarta-feira (28), a assinatura de um protocolo de intenções que envolve os municípios de Londrina e Guimarães, a associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, UEL, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade do Minho (Portugal). O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e o intercâmbio de informações, bem como estimular a vinda de empresas dos setores químico e de materiais para Londrina. As tratativas envolvendo a UEL contaram com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

O protocolo de intenções é bastante amplo e prevê o intercâmbio de técnicos e investigadores, cooperação para a realização de projetos de ensino e formação, desenvolvimento de novas pesquisas e produtos e o fomento a projetos de extensão com a sociedade. Além destes objetivos, as tratativas são feitas no intuito de promover a realização de conferências, workshops, identificação de potenciais parceiros estratégicos e o estabelecimento de condições favoráveis para a instalação de um polo da Fibrenamics no Tecnocentro, em Londrina.  

O professor Luiz Fernando Bellinetti conduziu o painel “Poder Judiciário, Improbidade Administrativa e Responsabilidade”.
Leia também