Especialização de Sociologia promove evento sobre “Humanidades Digitais e Educação”

Encontro será às 19h, nos dias 26 e 27, e reúne pesquisadores que discutem utilização de ferramentas tecnológicas em diversas áreas do conhecimento em sala.

O curso de Especialização em Ensino de Sociologia (CLCH) da UEL promove, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), o encontro “Humanidades Digitais e Educação: Reflexões e Práticas”. Na ocasião, recebe a recebe a professora Viviane Toraci Alonso de Andrade, da Fundação Joaquim Nabuco (Recife/PE). O encontro será às 19h, na Sala de Eventos do CLCH, e também será transmitido pelo Canal do Youtube do Lenpes. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 26 de julho, às 19h, no site da Proex e na Plataforma Even 3.

O evento é promovido em parceria em parceria com o Colegiado de Ciências Sociais, o Programa Residência Pedagógica (PRP), o Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (Pibid) e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia (Lenpes). A atividade também conta com o apoio do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) e do projeto de Extensão “Práxis Itinerante: Novas perspectivas para as juventudes e população vulneráveis”.

As principais finalidades do evento são proporcionar reflexões sobre o conceito de “humanidades digitais” e colaborar para que licenciandos e professores das diversas áreas do conhecimento aprendam a utilizar ferramentas tecnológicas aplicadas às necessidades das salas de aula. As ações são destinadas a estudantes e docentes de cursos de licenciatura, pós-graduandos, estagiários de programas voltados à formação de professores (como Pibid e Residência Pedagógica), além de professores e professoras da rede básica, entre outros interessados na temática.

Programação

Abrindo a programação, na quarta, Viviane de Andrade concede palestra intitulada “Humanidades Digitais e Educação”. Já na quinta, será realizada a oficina “Princípios das Humanidades Digitais aplicados ao Ensino de Sociologia na escola”. A atividade começa às 19h, na Sala 414 – Laboratório de Informática do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados).

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Viviane tem dedicado seus estudos às áreas da divulgação científica, ciência aberta e tecnologias digitais na educação. Atualmente, é coordenadora do Laboratório Multiusuários em Humanidades (MultiHlab) e do grupo de estudo Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos curriculares em Humanidades na escola (gePeCH), ambos associados à Fundação Joaquim Nabuco.

Evento: “Humanidades Digitais e Educação: Reflexões e Práticas”;
Dias: 26 e 27 de julho às 19h;
Local: CLCH e Cesa (UEL) e transmissão pelo canal do Lenpes – YouTube;
Inscrições: PROEX UEL e Plataforma Even até 19h de 26 de julho (gratuito).