I Simpósio de Equideocultura recebe inscrições até 25 de setembro

Evento do Grupo EQUUS será palco para compartilhamento de experiências sobre cavalos, burros e outros equinos.

Sob a coordenação do professor Valter Harry Bumbieris Jr., do Departamento de Zootecnia (CCA) da UEL, o I Simpósio de Equideocultura (SIMPOEQUUS) da Universidade Estadual de Londrina está agendado para acontecer entre os dias 29 e 30 de setembro. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de setembro.

O objetivo do evento é compartilhar experiências sobre a temática de equinos, animais como cavalos e burros. Além de estudantes da UEL, são esperados também criadores, proprietários e profissionais da área, para aprimorar conhecimentos sobre diversos temas como, por exemplo, a nutrição e a reprodução dos animais.

Estão programadas palestras com professores da UEL, representantes de empresas parceiras e também professores visitantes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade de São Paulo (USP). Haverá também sorteio de brindes para os participantes. A comissão organizadora do simpósio conta com cinco estudantes de graduação da UEL: Letícia Guiaro Alves, Karine Fernanda da Silva, Lidia Laiana Nogueira de Paula e Helena Bruno Barbar Pinto, do curso de Medicina Veterinária, além de Annelise Ducati Ferreira Dos Santos, do curso de Zootecnia.

O evento servirá para consolidar e difundir os resultados do Grupo de Estudos de Equideocultura (EQUUS), também coordenado pelo professor Valter Bumbieris Jr., que reúne estudantes da UEL dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia. De acordo com o professor, o grupo tem mais de dez anos dedicados ao estudo dos equinos, e agora passa por uma formalização. “A partir do próximo mês teremos dois estudantes bolsistas, com o financiamento da Fundação Araucária”. Os estudantes que serão contemplados pela bolsa participam da organização do grupo e das atividades práticas.

O grupo EQUUS reúne estudantes dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia (Fotos: Divulgação/EQUUS).

O estudante de graduação Vinicius Irene, do curso de Zootecnia, explica que o grupo também funciona para organizar interesses dos estudantes, inclusive se mobilizando para o aprimoramento em áreas específicas do tema de equinos. “É importante também trazer pessoas de fora para falar com o grupo, para mostrar vivências de fora da universidade”, considera.

A zootecnista e mestranda em ciência animal Tainá Scabori Vargas, com especialização em nutrição de equinos, fará parte da programação do evento. Ela integra o grupo EQUUS desde a graduação. Segundo ela, a experiência no grupo foi decisiva para a escolha do tema do seu mestrado e seu direcionamento profissional. “Eu já me interessava muito por cavalos, e a participação no grupo trouxe este gosto à tona, e foi decisivo na escolha da minha profissão”.

Grupo organiza interesses de estudantes, inclusive se mobilizando para o aprimoramento em áreas específicas do tema de equinos.

Fazenda Escola

Um espaço importante para o desenvolvimento das atividades práticas com os animais é a Fazenda Escola da UEL. Atualmente, existem seis equinos no local, que são usados nos estudos do grupo e também estarão presentes nas atividades práticas do simpósio, como demonstrações de técnicas de manejo e saúde dos equinos.

No dia 14 de setembro, ocorre um “aquecimento” para o simpósio: um pré-evento no formato online. Na programação, estão três palestras: “Manejo da égua gestante”, com a mestra e doutoranda em Ciência Animal Carolina Okada, “Manejo de potros através da lente da etologia aplicada”, com a veterinária Ana Caroline Bini de Lima e “Condicionamento físico de equinos”, com a veterinária Mayara G Fonseca Vieira. As inscrições custam R$15,00.

São esperados aproximadamente 150 participantes. As inscrições custam R$60,00. De acordo com o professor, a arrecadação com as inscrições, além de servir para as despesas do simpósio, terá parte investida nas estruturas do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL e também na Fazenda Escola.

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.