V Congresso Nacional de Direito Agrário aborda desafios jurídicos do setor rural

Entre 23 e 25 de agosto, o evento levantou discussões sobre a realidade socioeconômica do agronegócio e sua interface com o direito.

Entre os dias 23 e 25 de agosto, foi realizado o V Congresso Nacional de Direito Agrário, com apoio do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. A UEL também foi co-organizadora do l Encontro Científico do Congresso Nacional de Direito Agrário.

Uma idealização da União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau), o V Congresso ocorreu na Sociedade Rural do Paraná (SRP), localizada no Parque de Exposições Ney Braga. Segundo o organizador geral do evento, Rodolfo Ciciliato, foram 3.251 inscrições, sendo 873 presenciais e 2200 online. Com formato híbrido, o evento teve transmissão online para aumentar o alcance do público. A média de público foi de mais de 4200 participantes por dia. Brasileiros de todas as regiões do país e até estrangeiros puderam participar.

Divulgação.

Com 11 painéis, 66 expositores, 35 trabalhos científicos apresentados e 32 horas de programação, o congresso levantou o tema “Direito Agrário como instrumento de desenvolvimento do agronegócio brasileiro”. Assuntos pertinentes ao agronegócio foram explorados na ocasião, tratando desde regularização fundiária, até sustentabilidade e inovação.

Organização do evento, que ocorreu na Sociedade Rural do Paraná (SRP), em Londrina, entre os dias 23 e 25 de agosto (Arquivo pessoal).

A abertura contou com diversas autoridades envolvidas com o projeto. Representando a UEL, a professora Patricia Ayub da Costa, do Departamento de Direito Público (Cesa) e vice-coordenadora do PPG em Direito Negocial, destaca a importância das discussões levantadas no congresso e seu contato com a realidade londrinense. “Os discentes e docentes do curso de Direito da UEL estiveram em peso nas apresentações das pesquisas envolvendo direito agrário, o que só enriquece o debate jurídico e aproxima a formação da graduação e pós-graduação da realidade regional sócioeconômica do agronegócio”, relata.

O V Congresso Nacional de Direito Agrário está disponível no canal da Ubau no YouTube.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.