Estudantes de comunicação buscam premiação em congresso nacional
Estudantes de comunicação buscam premiação em congresso nacional
Após vencerem o Expocom, alunos de Jornalismo embarcam para o Intercom, em Belo Horizonte/MG, nesta semana.Cinco trabalhos desenvolvidos por estudantes da Universidade Estadual de Londrina vão a Belo Horizonte (MG) para concorrer no 46° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que será realizado nesta semana, entre os dias 5 e 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas. Estes trabalhos finalistas foram os campeões da etapa regional, que ocorreu no mês de junho, em Guarapuava (PR).
Sob a coordenação, pelo segundo ano consecutivo, do professor do Departamento de Comunicação (Ceca) Heron Heloy, os cinco trabalhos que vão a BH buscar o prêmio nacional são “Crise hídrica no Paraná: uma experiência audiovisual sobre a seca” (documentário); “Do sol nascente à terra vermelha: a imigração japonesa no Norte do Paraná” (reportagem em vídeo); “Revista Rumos” (revista laboratório); “Art.URB” (design de imprensa) e “Expresso Sonoro” (produção em radiojornalismo).
Heloy conta que, nos últimos anos, a UEL tem voltado a se destacar em premiações na área de comunicação. No ano passado, três trabalhos vencedores da regional sul foram à etapa nacional e também foram campeões nacionais. A participação em eventos como este é importante, segundo o professor, para levar o nome da Universidade para todo o Brasil, além da troca de experiências gerada pelos alunos que viajam para participar do evento.
“Durante quatro ou cinco anos, essa tradição de levar trabalhos para a Expocom estava adormecida. Quando assumi como professor em 2021, quis reeditar este espírito”, revela o professor. Ele conta que a UEL já chegou a ter 26 finalistas e seis campeões regionais. Agora, intenção é retomar e até mesmo superar as marcas de premiações anteriores.
![](https://operobal.uel.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-08-30-at-14.29.39-1.jpeg)
Com 15 participantes da UEL, os alunos se mobilizaram para arrecadar fundos por meio de uma vaquinha virtual para ajudar com os custos da viagem, bancada integralmente pelos estudantes.
Expectativa
O estudante do terceiro ano do curso de Jornalismo Guilherme Prado de Camargo participa do Expresso Sonoro e viajará em busca do prêmio nacional na categoria Produção em Radiojornalismo. Ele conta que o trabalho é fruto da iniciativa dos alunos e, a princípio, não foi feito pensando exclusivamente na premiação.
“A gente teve a ideia de começar a produzir para treinar por conta própria, em uma aula de Introdução ao Radiojornalismo. Quando fomos informados que o prêmio existia e o professor Heron começou a nos animar para participar, nós ajustamos e revisamos o que já tínhamos. Deu super certo, fizemos um trabalho bem preciso, levando em conta as exigências do prêmio, como por exemplo o critério de noticiabilidade”, conta. Ele também revela que está empolgado com a disputa nacional. “Nossa intenção é ganhar”.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.