Nead participa de reunião com coordenadores dos núcleos de EaD, na UEM

Gestores de todas as universidades estaduais compartilharam ideias e estratégias para aprimorar a qualidade da modalidade.

O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEL participou, na última terça (12), de uma reunião com as coordenações dos Núcleos de Educação a Distância das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), articulada pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR). O encontro, que foi realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e contou com a acolhida da vice-reitora, Gisele Mendes, foi marcado por discussões sobre o futuro da Educação a Distância (EaD) pública no Estado.

Os gestores compartilharam ideias e estratégias para aprimorar a qualidade da modalidade. Um dos destaques da reunião foi o aperfeiçoamento do projeto pedagógico do curso em rede de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, viabilizado pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes).

Estiveram presentes no encontro Maria Aparecida Crissi Knuppel, da UVPR e UAB/Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Marta Rodrigues Anciutti, da UVPR/Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Carlos Willians Jaques Morais, da UAB/Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Patrícia Lúcia Vosgrau de Freitas, do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead/UEPG); Beatriz Helena Dal Molin, do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Neaduni/UAB/Unioeste); Neiva Capponi, da UAB/Unioeste; e José Ricardo Falco, do Nead/UAB/UEM). Pelo Nead da UEL, participaram Pedro Paulo Ayrosa, coordenador do Núcleo, e Claudinea dos Santos e Maristela Martins, representando o corpo pedagógico e administrativo.

Sinergia

Para o Nead/UEL, a colaboração entre as equipes pedagógicas dos Nead do Paraná resultou em avanços significativos no desenvolvimento do curso, que desempenhará um papel relevante na formação de professores preparados para os desafios da educação digital.

Durante a reunião, também foram discutidos projetos futuros para o fortalecimento da Educação a Distância no Paraná. Ayrosa expressa otimismo em relação ao encontro, afirmando que “a troca de experiências entre as universidades estaduais é fundamental para garantir que os uma educação de alta qualidade”. “Agradeço a todos os participantes por seu comprometimento em aprimorar a Educação a Distância no Paraná, além da ótima recepção do Nead/UEM”.