Professor é homenageado na I Jornada de Direito Constitucional nesta segunda (18)

Zulmar Fachin é professor de Direito Constitucional na UEL e já foi procurador-geral do município de Londrina, entre 2013 e 2014.

Nesta segunda-feira (18), será realizado um evento em homenagem ao professor do curso de Direito Zulmar Fachin, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Com início às 19h30 e término às 22h, o tributo, inserido na I Jornada de Direito Constitucional, celebra a história do curso de Direito através dos anos de contribuição de Fachin à Universidade Estadual de Londrina. O evento é aberto a todos os interessados. Os interessados podem realizar a inscrição por meio deste link.

A cerimônia contará com o diretor do Cesa, Miguel Belinati, que fará a abertura do evento. Também comparecerá o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e membro eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas Clayton Maranhão. O desembargador irá ministrar a palestra “Tendências do Processo Constitucional Brasileiro”.

A I Jornada de Direito Constitucional é promovida pelo projeto de extensão “Direito da UEL: Trajetória Histórica”, do Departamento de Direito Público, e busca resgatar a história do curso de Direito da UEL, criado em 1956. Dessa forma, serão realizadas entrevistas, lives e eventos em homenagem ao curso e aos professores. Belinati explica que para valorizar a história, é necessário mostrar o valor não só do curso, mas das pessoas que fizeram parte dele. “Vamos demonstrar para a sociedade que o curso de Direito é importante, não só na formação de novos profissionais, mas para Londrina, para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e para o próprio Poder Judiciário”.

Zulmar Antonio Fachin é mestre em Ciência Política e Direito das Relações Sociais pela UEL e doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi procurador-geral do município de Londrina entre 2013 e 2014 e professor de Direito Constitucional da Universidade. Tem 19 livros publicados, entre os quais “Curso de Direito Constitucional” (2019) e “20 Anos da Constituição Cidadã” (2008).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.