39ª Semana de Geografia vai discutir dinâmicas socioambientais

Estão programados 12 minicursos, além de palestras e apresentações. As inscrições já começaram e vão até 6 de outubro.

O Departamento de Geociências (CCE) da UEL vai promover a XXXIX Semana de Geografia (Semageo) entre os dias 25 e 28 de outubro. O evento contará com atividades presenciais e online, voltadas a estudantes do curso de Geografia. O tema deste ano é “Dinâmicas Socioambientais no Século XXI”. As inscrições para participar já estão abertas e vão até o dia 6 de outubro neste link.

A programação do evento conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos. Além disso, dois concursos também já estão com inscrições abertas. O Concurso Cartográfico vai reunir mapas voltados à temática deste ano, destacando a relação sociedade-natureza; já o Fotográfico vai premiar a fotografia que mais estimula a reflexão sobre dinâmicas socioambientais.

Para participar dos concursos, é necessário se inscrever no evento e enviar o trabalho por meio de um formulário de submissão. Para o concurso de Fotografia, poderá ser enviada apenas uma foto e, para o de Cartografia, é possível submeter até dois mapas. O resultado do concurso será divulgado no dia 27 de outubro.

Para a abertura da Semana, está prevista uma apresentação do Grupo de Chorinho Regional Flor do Café. Logo após, o professor convidado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Francisco Mendonça ministrará a palestra de abertura “Emergência Climática: Cenários e desafios ao Paraná”.

Troca de experiência

A Semana de Geografia é uma oportunidade para estudantes, docentes e pesquisadores da área trocarem experiências sobre o cenário profissional da atualidade. Mesclando elementos sociais, territoriais e geográficos, as discussões e palestras vão discutir como as novas tecnologias demandam novas soluções.

Nesse sentido, no dia 26 de outubro haverá o minicurso “Técnicas com drone para estudos ambientais”. Ministrado pelos pós-graduandos Jessica Siqueira e Agostinho Prado, o minicurso vai apresentar uma introdução de como os drones podem ser aliados em estudos ambientais, mapeando áreas e constatando possíveis alterações de caráter físico. Ao todo, serão 12 minicursos à disposição dos inscritos.

Os minicursos, promovidos por uma comissão científica, contam com o apoio do Centro Acadêmico de Geografia da UEL, da Associação dos Geógrafos de Londrina e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex).

Confira a programação completa do evento abaixo:

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.