Ação em favor da paz no Lago Igapó movimenta comunidade universitária

O 15° Abraço no Lago Igapó será realizado neste domingo (24) por uma Londrina com mais tolerância, paz e harmonia.

Milhares de pessoas se reúnem neste domingo (24) no Lago Igapó ll para abraçar Londrina e região num movimento em favor da paz e da não-violência. O 15° Abraço no Lago pela Paz pretende juntar 3.000 pessoas, presencial e virtualmente, para dar dar as mãos ao redor do lago e manifestar livremente seus sentimentos. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) e pelo movimento Londrina Pazeando, organização sem fins lucrativos que visa desconstruir a cultura da violência. Quem quiser participar virtualmente pode se manifestar pelo aplicativo Mani.app.

O Abraço no Lago começa às 9h. Os participantes podem se posicionar em volta do lago de acordo com a divisão de inscrição. Escolas, empresas e associações inscritas se dividiram em 60 pontos, cobrindo todo o perímetro do lago. A UEL estará presente para apoiar a ação com representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), membros do Compaz e estudantes do curso de Matemática, coordenados pelo diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Proex, professor Paulo Antonio Liboni Filho, do Departamento de Matemática (CCE).

Qualquer pessoa da comunidade universitária que queira participar pode encontrar o grupo da UEL no ponto 7 do mapa:

A programação contará com apresentações culturais, a partir das 9h30; abraço e pacto coletivo de paz, tolerância e harmonia, às 10h; e a Caminhada Compaz com Bandeiras, às 10h30. Os participantes podem utilizar bandeiras do Compaz ou do Londrina Pazeando, bem como faixas, cartazes e vestimentas brancas e coloridas.

O 15° Abraço no Lago faz parte da 23° Semana Municipal da Paz em Londrina, promovida entres os dias 22 e 30 de setembro. Instituída pela Lei Municipal n° 8.437, tem por objetivo reafirmar ações em prol da construção de uma cultura de paz e não-violência na região.

*Estudante de Jornalismo na COM/UEL.