16ª edição do Fórum de Educação para a Paz debate violência escolar nesta terça (26)
16ª edição do Fórum de Educação para a Paz debate violência escolar nesta terça (26)
Nos últimos 11 anos, Brasil registrou 23 casos de ataques em escolas, sete em 2023. Encontro será às 19h30, de forma online.O Fórum de Educação para a Paz, conhecido como Mídia Paz, terá sua 16ª edição realizada nesta terça-feira (26), em formato online. O evento virtual começa às 19h30 e levanta a discussão “Violência nas Escolas: causas, meios, soluções”, marcando mais um dia de programação da 23ª Semana Municipal da Paz em Londrina, entre os dias 22 e 30 de setembro.
Segundo o Anuário Brasileiro de Saúde Pública (documento que compila e analisa dados de registros policiais sobre a criminalidade), nos últimos 11 anos foram reportados 23 casos de ataques a escolas, entre os quais sete ocorridos em 2023. Questões como o porquê do aumento da violência nas escolas, o envolvimento com os adolescentes, insegurança, bullying e a aplicação da justiça restaurativa serão debatidas na reunião.
O Mídia Paz traz como palestrante a advogada e pesquisadora Cleo Garcia. Cleo é especialista em Justiça Restaurativa e mestranda em Educação pela Unicamp, além de ser membra do grupo de estudos “Educação Moral” (Unesp/Unicamp). A atividade será mediada pelos jornalistas e professores do Departamento de Comunicação (Ceca) Fábio Alves Silveira e Emerson Dias.
O 16° Fórum de Educação para a Paz é aberto ao público e será transmitido através do Canal de YouTube do Mídia da Paz. A iniciativa surgiu do Movimento pela Paz e Não Violência, regido pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) e pela ONG Londrina Pazeando.
*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.