Lesfem lança campanha, projeto e memorial a vítimas de feminicídio

Evento ocorreu no Anfiteatro Maior do CLCH. Memorial conta com 61 homenagens, todas a vítimas de feminicídio em 2023.

Identificar uma situação de violência e saber como reagir a ela contribui para mudanças na estrutura misógina e patriarcal da nossa sociedade e pode, inclusive, salvar a vida de meninas e mulheres. A fim de divulgar as diversas formas de violência de gênero existentes, o Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem) da UEL iniciou , nesta quinta-feira (28), a “Campanha Lesfem de Prevenção ao Feminicídio”.

A campanha está sendo divulgada nas redes sociais do laboratório, com cards e vídeos, e utiliza linguagem coloquial com o intuito de alcançar um público amplo com a mensagem. A iniciativa trabalha com visão abrangente do feminicídio, presente nos diversos produtos e monitoramentos desenvolvidos pelo Lesfem, como o monitor de feminicídios no Brasil e o memorial às vítimas no Paraná (abaixo).

“A definição conceitual de feminicídio vai além do ato de matar, olhando para os contextos culturais, sociais e políticos que permitem e perpetuam essa forma de violência. Por isso, necessitamos de uma abordagem que considere todas as formas de violência e discriminação que meninas e mulheres enfrentam, bem como uma compreensão das raízes profundas da desigualdade de gênero que torna o feminicídio possível”, destaca a professora do Departamento de Ciências Sociais (CLCH) Silvana Mariano, coordenadora do LESFEM.

Equipe do Lesfem durante lançamento do projeto de pesquisa nesta quinta-feira (28) (Divulgação/Lesfem).

Memorial às vítimas no Paraná

“Não são números, são vidas.” Assim começa o texto de abertura do memorial “A falta que faz”, criado pelo Lesfem em homenagem às vítimas de feminicídio no Paraná. Organizado pelo jornalista e professor do Departamento de Comunicação (Ceca) Reinaldo Zanardi, integrante do laboratório, o memorial busca resgatar as histórias dessas mulheres e homenageá-las por suas trajetórias, interrompidas de forma brutal.

Até o momento, o memorial conta com 61 homenagens, todas a vítimas de feminicídio em 2023. O intuito, porém, é abranger mulheres vitimadas desde 2015, ano da promulgação da lei do feminicídio (Lei 13.104/2015).

“Nesse espaço vamos contribuir para a garantia de que essas mulheres nunca sejam esquecidas, e que a dor de sua perda sirva como um catalisador para a mudança.”, diz o texto do memorial. Confira o memorial no site.

Extensão universitária

Nesta quinta-feira (28), o Lesfem também lançou seu projeto de extensão “Feminicídios: Prevenção e Enfrentamento no Estado do Paraná”, com evento no Anfiteatro Maior do CLCH da UEL. O projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina, via termo de compromisso, em sete municípios da área de abrangência, em parceria com o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os municípios são: Centenário do Sul, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina e Tamarana.

Além de todas essas ações, o Lesfem já implementou o monitor de feminicídios, atualizado constantemente com dados de todo o Brasil, e que já havia registrado, até agosto, 1.373 casos no país, 87 no Paraná e 8 em Londrina, incluindo feminicídios tentados e consumados.

*Da Assessoria de Imprensa do Lesfem.