“Vibro com conquistas da UEL como se fossem gols”, diz servidor. Universidade completa 52 anos

Adalberto Cardia foi homenageado na cerimônia de plantio da peroba rosa, em comemoração ao aniversário da instituição.

A Universidade Estadual de Londrina comemorou os seus 52 anos de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta sexta-feira (6), no Bosque Perobal, em um momento marcado pela emoção. Com o plantio da 52ª peroba rosa, símbolo da UEL, servidores, docentes, diretores de centros de estudos e representantes da sociedade civil também puderam conhecer alguns traços da personalidade de um servidor que carrega o DNA da instituição e comemora a conclusão de cada demanda como se fossem os gols do seu time do coração. A UEL foi reconhecida pelo MEC em 7 de outubro de 1971.

Há quase 30 anos titular no elenco da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), desde 4 de março de 1996, o agente universitário Adalberto Pires Cardia foi o escolhido para ser homenageado e representar o quadro de 2,5 mil servidores técnico-administrativos nesta data tão especial. Pouco antes, a dupla Ângela Maria e Wagner Barbosa, e o saxofonista da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), Gerson Lins Rodrigues, já haviam derramado sobre os presentes uma amostra de seus talentos com clássicos da Música Popular Brasileira e o Hino Nacional, respectivamente.

A reitora da UEL, Marta Favaro, destacou, em um depoimento emocionado, o papel fundamental desempenhado pelos funcionários da Prefeitura do Campus, considerada o coração da UEL. Ela ainda lembrou que em momentos imprevisíveis – que estão se tornando cada vez mais comuns – envolvendo tempestades e vendavais, são eles e elas que socorrem a UEL, garantindo o funcionamento das atividades.

Plantioperobarosa4
Plantioperobarosa2
Perobarosa3
Plantioperobarosa1
next arrow

“O nosso reconhecimento pela história da Universidade Estadual de Londrina, que foi construída pelas mãos de cada um de vocês. Para nós, é muito importante este momento, esta cerimônia. A peroba rosa é o nosso símbolo, é importantíssimo para a constituição daquilo que somos e o seu nome estará em uma dessas plantas”, disse a reitora em direção ao servidor.

Bastante emocionado, Adalberto Pires Cardia repartiu a honra em receber a homenagem com os colegas. “Estar aqui neste momento não tem preço”, disse Cardia, que é natural de Santo Antônio da Platina e pé-vermelho desde a mais tenra idade.

Servidor vibrante

Na PCU, Cardia atua no apoio para compras, controle de estoque de materiais, controle do almoxarifado, requisições, contratações terceirizadas, solicitações de recursos, emissão de empenhos e outras atividades. O servidor é costumeiramente visto colaborando com a resolução de demandas endereçadas a outros setores da UEL. Além disso, sempre com garra e alegria, é autor de célebres frases que já se tornaram bordões nos corredores da Prefeitura do Campus.

“As pessoas muitas vezes não têm emoção de fazer alguma coisa porque elas não vibram com aquilo. Mas, elas têm que vibrar com cada coisa, cada conquista, cada compra e cada sucesso da instituição como se fosse um gol. Ai, elas vão se sentir motivadas para os passos seguintes. Essa é uma das lições”, destacou o servidor, que é torcedor do Londrina Esporte Clube (LEC) e do Santos de Pelé e Carlos Alberto Torres.

Questionado sobre qual foi o momento mais marcante de toda a sua trajetória, o craque não teve dúvidas. “Não é ser redundante pelo momento de hoje, mas hoje eu poderia me aposentar. É tipo um jogador de futebol quando conquista o título. Estou muito honrado e feliz”, concluiu.