Pós-graduandos de Geografia apresentam 20 pesquisas no Tocantins

Congresso reuniu mais de 1200 pesquisadores da área. UEL participou com 22 estudantes e quatro professores.

Entre os dias 9 e 13 de outubro, mestrandos, doutorandos e docentes da área de Geografia se reuniram em Palmas/TO para o XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege). A UEL levou uma delegação de 26 integrantes para participar do evento, 22 estudantes e quatro professores, que contribuíram com 20 pesquisas apresentadas no encontro. Os alunos foram acompanhados pelas professoras do Departamento de Geociências (CCE) Jeani Delgado Paschoal Moura, Patrícia Fernandes Paula-Shinobu e Léia Aparecida Veiga e pela professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEo) Jamille da Silva Lima-Payayá.

O congresso reuniu na Universidade Federal do Tocantins (UFT) mais de 1.200 pesquisadores, de todos os cantos do país e até do exterior, para compartilhar experiências científicas e profissionais acerca de várias áreas da Geografia. O tema do evento foi “Geografias da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo” e contou com conferências, mesas-redondas e Grupos de Trabalho (GT). Um dos focos das discussões se voltou ao cenário pós-pandemia e seus reflexos institucionais e econômico-financeiros para as universidades e para a comunidade geográfica.

Comissão de estudantes e professores levou 20 pesquisas para apresentação (Arquivo pessoal).

O objetivo do evento é proporcionar um debate plural e, ao mesmo tempo, valorizar o incentivo à produção de conhecimento científico na área da Geografia. A professora Jeani destaca que no evento foi possível apresentar os resultados de várias pesquisas desenvolvidas pelo PPGEo da UEL. “Foi uma experiência incrível, em que foi possível fazer contato com pesquisadores de todo o Brasil, conhecer diferentes grupos de pesquisa e as tendências das pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós graduação”, afirmou.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.