Paraná Faz Ciência recebe mais de 20 mil visitantes em cinco dias

Reitora classificou resultado como espetacular. Ao todo, foram 12 mil estudantes de Educação Básica visitando os projetos da mostra interativa.

A organização da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023 fechou o primeiro relatório contabilizando números expressivos do evento, que movimentou toda a comunidade científica do estado entre os dias 6 e 10 de novembro. Foram mais de 20 mil visitantes presenciais, considerando 12 mil estudantes da rede básica de ensino que participaram das atividades, visitando sobretudo a Mostra Interativa.

O Paraná Faz Ciência movimentou 1500 expositores, 300 oficineiros, 20 palestrantes e 397 monitores e guias. Entre os visitantes, 1400 conferiram as visitas técnicas nos ambientes especializados da UEL, o que corresponde a 360 horas de atividade. Mais de 2300 pessoas trabalharam durante o evento, entre as quais 30 membros na comissão organizadora e cerca de 100 servidores e professores da UEL nas equipes de apoio. O destaque ficou por conta da Mostra Interativa de Projetos, que recebeu 650 expositores, com 240 projetos apresentados, totalizando 500 horas.

Em entrevista concedida à Agência UEL, a reitora, Marta Favaro, classificou os resultados do Paraná Faz Ciência como espetaculares. Segundo a reitora, a comunidade universitária pode demonstrar o que faz de melhor. “Tivemos a oportunidade de apresentar o processo de formação, inovação, tecnologia. Foi um momento oportuno para todas as Instituições de Ensino interagirem entre si e de trazer para a UEL os estudantes da educação básica, além da comunidade de Londrina e região”, afirmou.

Reitora Marta Favaro. Momento oportuno para todas as Instituições de Ensino interagirem entre si e de trazer para a UEL os estudantes da educação básica, além da comunidade de Londrina e região.

A reitora destacou ainda a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação, que puderam trocar informações sobre suas áreas de atuação, o que representou uma experiência importante para a construção de redes de conhecimento. Ela afirmou ainda que a feira conseguiu demonstrar o quanto as Universidades são imprescindíveis para sustentar o desenvolvimento econômico, cultural e social do Paraná e do país.

O Paraná Faz Ciência 2023 foi uma iniciativa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Agência Araucária, Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a Universidade Estadual de Londrina. A próxima edição do evento será realizada na Universidade Estadual de Maringá (UEM).