Evento discute empresariamento das políticas educacionais no Brasil

Encontro será feito de forma remota, entre os dias 23 e 25 de novembro, com convidados da UEL e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Debater a influência de grandes corporações na formulação de políticas educacionais no País. Este é o objetivo do “IV Seminário Nacional Educação, Estado Ampliado e Hegemonias: empresariamento das políticas educacionais”, que será realizado de forma remota nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Tendo início sempre às 19h, o IV Seminário contará com a presença de docentes da UEL e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). As inscrições permanecem abertas até a véspera do evento, por meio deste endereço

O convidado para a palestra de abertura, no dia 23, é o professor Eurelino Coelho, da UEFS. Ele irá debater o tema “Estado ampliado e hegemonia em Gramsci”. Filósofo marxista, crítico literário e linguista italiano, Antônio Gramsci foi um dos fundadores do Partido Comunista da Itália (PCI), tendo redigido, enquanto preso, extensa obra voltada à elevação intelectual e moral da classe trabalhadora.

Já no dia 24, o debate será em torno do tema central do evento, o Empresariamento das políticas educacionais, e será comandado pela docente do Departamento de Educação (Ceca) Adriana Faria de Medeiros. Organizadora do evento, Adriana Faria de Medeiros possui pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Estado Ampliado e Hegemonias (GPEH) da UEL.

Nos dois primeiros dias, os encontros irão ocorrer por meio do canal do Youtube do GPEH. Já o terceiro e último dia do evento, 25 de novembro, será dedicado à apresentação de trabalhos (o prazo para submissão já encerrou). Neste dia, as atividades terão início às 8h30 e o link para o acesso às salas virtuais será enviado por e-mail aos participantes inscritos.

Dúvidas e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail pesquisa.estadoampliado@gmail.com. A programação e outras atividades promovidas pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Estado Ampliado e Hegemonia podem ser encontradas no perfil oficial do grupo, no Instagram.