Simpósio de Bioenergia foca em desenvolvimento sustentável

Objetivo é fornecer aprofundamento na área de bioenergia, abrangendo combustíveis e fontes renováveis, voltado para o desenvolvimento sustentável.

Começou nesta quinta-feira (16) o Simpósio de Bioenergia, no Laboratório Escola da Pós-Graduação (Labesc) da UEL. O evento é realizado por uma rede de universidades que integram o Programa de Pós-Graduação em Bioenergia e é voltado a docentes, pesquisadores e estudantes com foco no tema ou em áreas correlatas. As atividades incluem palestras, mesas de discussão, painéis e apresentações de pesquisas e projetos e vão até sexta-feira (17).

O objetivo do simpósio é fornecer um aprofundamento qualificado na área de Bioenergia, abrangendo biocombustíveis e fontes renováveis, em uma perspectiva multidisciplinar e voltada para o desenvolvimento sustentável. O conceito de bioenergia envolve a produção de energia a partir de fontes vegetais e animais (biomassa). Esta energia pode ser transformada em eletricidade, combustível ou calor, por exemplo.

Pesquisadores conferiram exposição de paineis, nos corredores do Labesc. Evento vai até esta sexta (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Estudos sobre o tema estão em evidência por todo o mundo atualmente, tendo em vista a necessidade de opções renováveis para a produção energética, tanto para o uso doméstico como para a indústria, por conta dos menores efeitos negativos sobre o meio ambiente em comparação às fontes fósseis.

O Simpósio é patrocinado pela Fundação Araucária e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com o apoio e a participação de outras cinco universidades paranaenses, além da UEL: as estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ao final do evento, está programada uma premiação para os melhores painéis e a melhor apresentação oral, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), além de uma assembleia geral dos Programas de Pós-graduação em Bioenergia.

Confira a programação completa

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.