Semana de Ingressantes do PPG de Sociologia discute presente e futuro das Ciências Sociais

Evento contará com minicursos, conferências e mesas redondas com a participação de egressos, estudantes e convidados.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSoc) da UEL, em conjunto com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS), vai promover entre os dias 4 e 7 de março a IV Semana de Ingressantes do Programa de Pós-graduação em Sociologia. A temática do evento é “O presente e o futuro das Ciências Sociais no Brasil”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link ou pelo QR Code abaixo.

O objetivo da Semana é discutir como estão os campos de estudo e de trabalho das Ciências Sociais em âmbito local e nacional, além de refletir sobre o futuro do ensino e da pesquisa na área nó pós pandemia. Para isso, estão previstas atividades híbridas: minicursos online, conferências e mesas redondas presenciais que contarão com a participação de professores, egressos, mestrandos e doutorandos da UEL e convidados de outras universidades, em uma troca de experiências que fará do evento uma oportunidade para debater e se atualizar sobre o cenário atual da área.

Divulgação.

Nesta edição, a semana também contará com a participação de estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, por meio do CACS. Entre os focos dos debates, está o diálogo entre as ciências sociais e outras áreas do conhecimento, como Matemática e Ciências da Computação. Com isso, será abordado o papel da tecnologia na pesquisa científica, sobretudo nas Ciências Humanas.

Para a abertura do evento, está previsto o minicurso “Epistemologias insurgentes: a importância de produções acadêmicas desenvolvidas por pessoas com deficiência e pessoas negras”, ministrado pelas mestrandas do PPGSoc Beatriz Batista Silva e Mariana Rodrigues Moreira, às 8h30 do dia 5 de março.

Já o encerramento da Semana terá uma proposta diferente. Às 20h do dia 07 de março, a 10° edição do Sarau de Ciências Sociais vai movimentar o Bar Valentino com apresentações artísticas. Neste encerramento, discentes de graduação em sociologia e pós-graduação pelo PPGSOC terão entrada gratuita.

A programação completa está disponível no Instagram oficial do evento.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.