Congresso internacional de Enfermagem reúne pesquisadores entre 19 e 20 de março

Evento liderado por mulheres será na Associação Médica de Londrina (AML) e é destinado à apresentação de trabalhos científicos.

Comemorar os cinco anos de fundação da Revista de mesmo nome, articulada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esse é o propósito do “1º Congresso Internacional da Advances in Nursing and Heath (CIANH)”. Liderado por palestrantes mulheres, o evento ocorre entre os dias 19 e 20 de março, na Associação Médica de Londrina (Av. Harry Prochet, 1055). Em parceria com o grupo musical “Quarteto Cenas”, a iniciativa também apela para o lado solidário do público: a organização estará arrecadando alimentos na apresentação de abertura.

Objetivando o compartilhamento de saberes e experiências próprias da área da enfermagem, 1ºCIANH oferece aos estudantes uma oportunidade única para a apresentação de trabalhos científicos. Os ensaios submetidos à avaliação, necessariamente, seguem a lógica dos três eixos temáticos: “Tecnologia e Inovação em Saúde”, “Sustentabilidade em Saúde” e “Práticas em Saúde baseadas em evidências”.

Inaugurando o debate, a professora Tereza Barroso, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ministrará a palestra “Os Desafios e Tendências na Publicação de Pesquisas em Enfermagem: Perspectivas de um Editor de Revista Científica Internacional”. Após uma breve pausa, é a vez da docente Dulce Barbosa, editora chefe da Revista Brasileira de Enfermagem (Reben), articular noções acerca da jornada acadêmica, na mesa redonda de nome “Trilhando o Caminho do Sucesso na Pós-Graduação e Além: Lições de uma Carreira de Destaque em pesquisa e Editoração Científica”.

Já a partir das 08h30 do dia 20 de março, estão previstas seis conferências envolvendo pesquisadores, alunos e profissionais de escrita científica. A começar pelo debate “Envolvendo alunos da Pós Graduação na Pesquisa e Editoração Científica”, com a docente Flávia Pieri, da UEL. Seguido pela palestra “Influência dos critérios Capes na divulgação das pesquisas da enfermagem brasileira” de Sônia Silva Marcon, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Apresentados na modalidade e-pôster, os trabalhos que se classificarem em primeiro, segundo e terceiro lugar em cada um dos três eixos de conhecimento receberão certificados de menção honrosa.

Investimento

O 1º Congresso Internacional da Advances in Nursing and Heath (CIANH) conta com a contribuição da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), da Secretaria do Governo do Paraná, da Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL (Proex) e da Associação Médica de Londrina (AML). Mais informações estão disponíveis no site do projeto.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.