Cultura Kaingang é celebrada com exposição fotográfica no NDPH

Cultura Kaingang é celebrada com exposição fotográfica no NDPH

A abertura da mostra será realizada nesta terça (26). A exposição fica disponível ao público até o dia 28 de junho.

Nesta terça-feira (26), o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) será palco de cinema, arte e cultura indígena. A exposição “Cultura Kaingang: a fotografia de Kronun Kaingang”, com início às 19h30, abre a mostra que fica disponível ao público até o dia 28 de junho. O evento de abertura contará com a exibição de um minidocumentário produzido por Kronun sobre a alimentação Kaingang, acompanhado de falas explicativas do artista. 

Com 24 fotografias acerca da alimentação e do banho de Kóvejo, planta que os kaingang utilizam como remédio de banho em rituais, Kronun Kaingang torna presente na Universidade outras culturas e modos de vida. O cineasta, conhecido por produções como “Ẽg ῖn: nossa casa” (2016), “As marcas Kaingang” (2018) e “A história de João Kỹnin Cândido” (2018),  é coordenador do Centro de Memória e Cultura Kaingang em Londrina (CMCK), além de pesquisador e documentarista da cultura indígena Kaingang.

Para José Miguel Arias Neto, professor do Departamento de História (CLCH) e diretor do NDPH, a exposição evidencia os processos de intercomunicação cultural do nosso presente, fazendo parte de uma reterritorialização da cidade e da região, trazendo a presença dos Kaingang no processo de conformação do espaço e tempo atuais. “É um universal que transforma o modo de ver e de agir evidenciando como a história não é uma evolução permanente e constante. Ela se parece mais com vias e vidas que se entrecruzam e configura o nosso presente, contraditório e plural”, explica. 

“É, portanto, compreender, que o conhecimento não é o modelo, a forma acabada, o estabelecimento de uma verdade única”, mostra o diretor, mas afirma que “o conhecimento é o movimento do pensar e do agir permanentes, ressignificando continuamente os múltiplos tempos e espaços compartilhados”.

José Miguel Arias Neto, diretor do NDPH.
Divulgação.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também