Movimento Desplastifica UEL promove debate sobre os impactos do plástico

O evento que contará com a exibição de um documentário e uma mesa-redonda.

Ao longo de 2022, o volume de plástico descartado nas cidades brasileiras atingiu 13,7 milhões de toneladas, o que significa dizer que cada brasileiro foi responsável por gerar cerca de 64 quilos de resíduos plásticos durante aquele ano. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil e foram divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) no ano passado.

Mais do que alertar para os profundos impactos gerados ao meio ambiente e à saúde humana, os dados revelam que mudanças individuais na lógica de consumo de produtos feitos de plástico devem caminhar de mãos dadas com as estratégias coletivas. Neste sentido, é preciso repensar principalmente o consumo de utensílios de uso único, como copinhos de água e café, conforme defende o movimento estudantil Desplastifica UEL. O grupo promove, na manhã desta quarta-feira (3), às 8h30, um evento que contará com a exibição de um documentário e uma mesa-redonda.

Agendado para ocorrer no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), o evento contará com a exibição do primeiro episódio do webdocumentário “Repensando o Plástico”, que conta com entrevistas de pesquisadores, empreendedores sociais, políticos, catadores de materiais recicláveis e representantes da sociedade civil. Financiado pela UGPN – University Global Partnership Network, o webdoc é fruto de uma pesquisa internacional que contou com a colaboração da Universidade de Surrey (Reino Unido), da Universidade de Wollongong (Austrália) e do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Moeté Filmes. O primeiro episódio, que será exibido nesta quarta, irá abordar o “Plástico no Antropoceno”.

De acordo com a professora Lilian Aligleri (Departamento de Administração/CESA), coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos da UEL (Ninter), a programação ainda contará com um debate sobre o tema. Participam da roda de conversa o professor Cláudio Pereira de Sampaio (Design Gráfico) e o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Ecorecin, Francisco Bitencourt.

O evento terá carga horária de duas horas Atividade Complementar de Curso (ACC) e as inscrições podem ser realizadas neste endereço.

(Com informações da Agência Brasil).