Professores da UEL participam de eventos técnicos na ExpoLondrina 2024 junto ao IDR-PR

Além das Unidades na Via Rural, cursos, simpósios e seminários levam à Expo o conhecimento desenvolvido na Universidade.

A Expo Londrina 2024, que será aberta oficialmente nesta sexta-feira (05), divulgou a grade de eventos técnicos voltados a aliar tecnologia e conhecimento em prol do desenvolvimento rural. Os mais de dez eventos técnicos irão levar ao já prestigiado Pavilhão Smart Agro e aos recintos de cerimônias do parque Governador Ney Braga encontros, cursos técnicos, palestras e seminários, sendo alguns frutos da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a Universidade Estadual de Londrina e outras instituições, como Embrapa e Sebrae. As inscrições podem ser feitas na página do IDR.

A programação começa na segunda-feira (8). Entre os eventos técnicos mais aguardados está o 1° Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná, com coordenação do professor Ricardo Faria, do Departamento de Agronomia (CCA), marcado para às 14h. O Encontro promete levar uma perspectiva da floricultura no Norte do Paraná e uma capacitação voltada para a agricultura familiar, com foco para produtores e para quem quem deseja iniciar no ramo.

Já a professora Ana Maria Bridi, do Departamento de Zootecnia (CCA), compõe a comissão organizadora do painel “Inovações Tecnológicas na Avaliação da Carne: o Futuro com Inteligência Artificial”, programado para às 15h da segunda-feira, no Pavilhão Smart Agro. A docente também vai participar de um Curso Prático de Inseminação para Bovinos, que é voltado para criadores e está agendado para às 14h do dia 10 de abril na Unidade de Bovinocultura da Smart Farm.

Entre os docentes da UEL que estarão presentes nos Seminários, o professor do Departamento de Zootecnia Nelson Mauricio Lopera Barrero irá participar do “21° Seminário estadual de Aquicultura”. O evento irá ocupar o Recinto José Garcia Molina durante todo o dia 9 de abril, com início às 9h. Voltado para piscicultores e até mesmo agricultores que desejam diversificar sua produção, o evento contará com uma série de seis palestras e a presença de profissionais da área, pesquisadores e técnicos que já atuam com a criação de peixes.

Professor do Departamento de Zootecnia Nelson Mauricio Lopera Barrero irá participar do “21° Seminário estadual de Aquicultura”. (Foto: André Ridão COM/UEL).

Já a professora do departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) Ana Angelita Baptista vai mediar uma mesa redonda durante o “2° Seminário Mesorregional de Sanidade Agropecuária”. Com foco na prevenção de doenças em aves, o encontro, voltado a avicultores, está marcado para às 14h da quinta-feira (11), no Recinto José Garcia Molina.

Com a participação dos professores Fábio Morotti e Marcelo Marcondes Seneda, do Departamento de Clínicas Veterinárias (CCA), e Amauri Alcindo Alfieri, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, o X Simpósio sobre Eficiência em Produção e Reprodução Animal vai levar ao Recinto Milton Alcover o que há de mais avançado sobre a produção bovina, do desenvolvimento embrionário até os desafios do mercado de gado de corte no Brasil e no mundo. Voltado para pecuaristas e interessados no ramo, o Simpósio contará com pesquisadores de outras instituições e as inscrições podem ser feitas de forma antecipada pelo link.

Com o propósito de repetir o sucesso dos anos anteriores, a UEL também leva à feira mais de 15 unidades didáticas na Via Rural Smart Farm, a tradicional “Fazendinha”. Estas unidades vão exibir iniciativas e projetos desenvolvidos na Universidade com foco no meio rural, ampliando os horizontes do conhecimento e mostrando à comunidade externa exemplos práticos de como Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação podem ser aplicados no campo.

Alunos da rede municipal de Londrina em visita à Fazendinha durante a Expo Londrina 2023. (Foto: André Ridão COM/UEL).

Eventos técnicos da UEL e do IDR-PR na ExpoLondrina:

– Conservação do Solo e da Água no contexto das mudanças climáticas: dia 8, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;
– Primeiro Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná: dia 08, às 14h, no Recinto Milton Alcover;
– Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: o futuro com IA: dia 8, às 15h, no Pavilhão Smart Agro;
– 21º Seminário Estadual de Aquicultura: dia 9, das 9h às 17h, no Recinto José Garcia Molina;
– Curso Prático de Inseminação em Bovinos: dia 10, 14h, no Pavilhão Smart Farm;
– 3º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar: dia 10, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;
– 3º Seminário da Produção Sustentável de Leite: dia 11, às 9h, Recinto José Garcia Molina;
– 2º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária: dia 11, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;
– 9º Encontro Regional de Mulheres Rurais: dia 12, das 9h às 12h, no Recinto José Garcia Molina.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.