Encontros do Pibid e Residência Pedagógica registram atividades dos programas em 2022

Atividade, que será realizada neste sábado (20), tem como tema “A Formação de Professores no Contexto do Pibid e da Residência Pedagógica”.

Neste sábado (20), o X Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o lll Encontro da Residência Pedagógica (RP) marcarão o fim de um ciclo na Universidade. Com a temática “A Formação de Professores no Contexto do Pibid e da Residência Pedagógica”, o evento encerra as atividades da Edição 2022 de ambos os programas com uma programação, com direito a apresentação musical, palestras e apresentações de trabalhos.

Coordenado pelo professor Marcelo Alves de Carvalho, docente do Departamento de Física (CCE), o Pibid é um programa consolidado na UEL que visa complementar a formação inicial dos alunos dos 15 cursos de licenciatura presenciais da Universidade, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica. O Pibid é financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Já o Programa Residência Pedagógica, atualmente sob coordenação do professor Vladimir Moreira, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (CLCH), concentra-se nos estudantes que estão nos estágios finais dos cursos de licenciatura. Todas as atividades são realizadas em parceria com as redes públicas de Educação Básica, com uma proposta prática de contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos estudantes que precisam realizar o estágio curricular obrigatório. Diferentemente do Pibid, na Residência Pedagógica o estudante passa obrigatoriamente pela regência em sala de aula nas escolas.

Segundo  Marcelo Alves de Carvalho, que também é coordenador geral do X Encontro, os programas caminham juntos e têm como objetivo comum o aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica e a valorização dos cursos de licenciatura. “Somando os programas, são 801 estudantes, 126 professores da Educação Básica e 44 professores da UEL, todos bolsistas. Além de vários estudantes e professores que atuam oficialmente como colaboradores, sem bolsa”, completou.

Divulgação.

O Encontro tem início às 9h, no Cine Teatro Ouro Verde, com a apresentação cultural  Projeto Música Criança – canções sobre poemas para crianças. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda, que contará com a presença da coordenadora institucional do Pibid, professora Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além da docente, também farão parte da mesa a professora Diene Eire de Mello, do Departamento de Educação (Ceca) da UEL, e o atual presidente do Fórum Permanente das Licenciaturas da UEL (Fope), o professor Carlos Alberto Albertuni, do Departamento de Filosofia (CLCH).

A partir das 14h, o evento continua no Centro de Educação, Comunicação e Artes e no Centro de Letras e Ciências Humanas, onde alunos farão apresentação de trabalhos.

Fim de um ciclo

Mesmo o evento marcando o final das atividades iniciadas em 2022, os programas não deixarão de existir. “É importante destacar que esses programas, que tiveram início no Brasil em 2008, são regidos por editais públicos da CAPES. Quando a CAPES publica esses editais, as universidades elaboram seus projetos e concorrem”, explica Marcelo. “A UEL foi contemplada em todos eles desde 2009. O que encerra neste momento é a Edição 2022 dos programas, que têm uma duração de 18 meses”, salientou.

As atuações serão retomadas com a Edição 2024, a partir da publicação do edital nacional pela Capes. Segundo Marcelo, a previsão é que o início das atividades aconteça em agosto. “É preciso paciência, pois é processo longo que envolve muitas etapas”, comentou o coordenador.

Na nova edição, existirão algumas mudanças. A partir deste ano, os dois programas se fundirão, continuando apenas com o Pibid. “É importante deixar bem claro que não se trata da extinção do Programa Residência Pedagógica. Os dois programas serão fundidos em um, que seguirá com o nome de Pibid. Todo o quantitativo de bolsas que atualmente está presente nos dois programas certamente passará a fazer parte do novo Pibid. Da mesma forma, todas as atividades que antes eram realizadas de forma específica em cada um dos programas estarão presentes nessa nova etapa”, explica o coordenador.

Os aspectos do novo programa trarão benefícios tanto para os estudantes, que terão uma ampliação no tempo de participação como bolsistas, quanto para a instituição. “Toda a organização em termos de gerenciamento de projetos e processos seletivos passa a ser realizado para um único programa, o que economiza tempo e outros procedimentos sempre necessários”, pontua Marcelo.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.