Alunos de Design de Moda participam de mostra de coleções infantojuvenil

A iniciativa intitulada Projetos Integradores será realizada no dia 25, a partir das 8h, na sala 683, no Ceca.

Um total de 22 estudantes do 2º ano do curso de Design de Moda do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da UEL participam, nesta quinta (25), de uma mostra de coleções de vestuário infantojuvenil, associando conhecimentos absorvidos no curso e as demandas do mercado consumidor. A iniciativa intitulada Projetos Integradores de 2023/2024 será realizada a partir das 8h, na sala 683, no Ceca. Os projetos serão apresentados a uma banca de professores.

A coordenadora do curso de Design de Moda, Franciele Menegucci, explica que o projeto integrador é uma oportunidade para os alunos aplicarem conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, como Metodologia de Projeto, Processos Têxteis, Modelagem de Vestuário, entre outras, desafiando-os a criarem e produzirem coleções reais. Os alunos foram divididos em equipes e desafiados a criar e produzir coleções que considerem situações específicas, associando conhecimentos prévios à prática projetual. O objetivo é desenvolver um conjunto de seis composições de produtos de vestuário de moda que atendam às necessidades de conforto e linguagem visual do público-alvo, crianças de quatro a 12 anos.

Ao contrário do ano passado, em que o tema era o Universo Infantil, este projeto incorpora as mudanças globais e as novas realidades dos consumidores, exigindo que os alunos considerem flexibilidade, resiliência e criatividade. A atividade inclui ainda a elaboração de cadernos de projeto para registrar o processo e catálogos de resultados, incluindo desenhos de moda, desenhos técnicos e fotografias.

Participaram da atividade as professoras Maria Antônia Romão da Silva (coordenadora do projeto e responsável pela disciplina Metodologia de Projeto); Lucimar Bilmaia Emídio, da Modelagem plana e computadorizada; Lígia Andreo, do Desenho de moda; Marlene de Oliveira Carlos, de Tecnologia da Confecção Avançada;, Paula Hatadani, responsável pela disciplina de Composição; Patrícia de Mello Souza, do Laboratório da Forma; e, por fim, a professora Franciele, responsável pela disciplina Processos Têxteis.