Seminário que resgata raízes africanas no Brasil começa nesta segunda (6)

Há atividades programadas para os dias 6, 13 e 24 de maio. A programação contempla mesa de debates, roda de capoeira e Café Intercultural.

Fruto de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), o Seminário “Áfricas no Brasil Contemporâneo” tem início nesta segunda-feira (6) com uma mesa de debate com convidados estrangeiros. A programação do evento inclui, ainda, atividades nos dias 13 e 24 de maio. As inscrições estão abertas.

Às 19h deste primeiro dia de evento, está prevista uma mesa-redonda com a temática “A Língua Portuguesa e suas variedades nacionais”, na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Para o debate, são esperados três convidados de países africanos lusófonos, ou seja, que têm a Língua Portuguesa como idioma oficial.

São eles: o estudante de Economia (Cesa) Bienvenido Jeronimo Nguema Ndong Ayang, da Guiné Equatorial; a estudante de Farmácia (CCS) Keila Jaquilina Nascimento Correia, de Cabo Verde e o professor angolano Nataniel Cassoma Kuanza. Ele é mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF).

Quem vai mediar a conversa será o pesquisador angolano e egresso de Economia da UEL Óscar Sousa Domingos e a professora Dircel Aparecida Kailer, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH). A coordenação da mesa é da assessora de Relações Internacionais da UEL, Viviane Bagio Furtoso.

Para o encerramento, no dia 24 de maio, está prevista uma roda de conversa às 14h liderada pela coordenadora do Neab, Marleide Perrude, sobre o tema “Áfricas na UEL”. Além disso, mais uma edição do já tradicional Café Intercultural fará parte da programação do Seminário, assim como uma roda de canto.

Confira a programação completa do evento:

Divulgação.

Em conjunto com as atividades do Seminário, está sendo realizada a exposição “Vidas Negras em Londrina: Arol sob olhar da Folha de Londrina”, que resgata o ativismo da Associação Recreativa Operária de Londrina (Arol) sob a lente do principal jornal da cidade. A exposição está disponível na réplica da capela, no Campus Universitário, até o dia 30 de junho.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.