Londrina está na rota do Pint of Science 2024 entre os dias 13 e 15 de maio

Londrina está na rota do Pint of Science 2024 entre os dias 13 e 15 de maio

Evento leva ciência a lugares descontraídos, como bares e cafés. Serão 11 palestras em cinco estabelecimentos diferentes.

Imagine acompanhar uma palestra sobre genética ou astronomia enquanto toma um café ou uma cerveja com os amigos. Esta é a concepção do Pint of Science, um evento internacional criado na Inglaterra em 2013. O festival reúne anualmente pesquisadores em locais descontraídos, como bares e cafés, para falar sobre ciência e inovação.

Este ano, mais de 500 cidades de 26 países vão contar com encontros presenciais, e Londrina está novamente neste seleto hall da ciência. Nos dias 13, 14 e 15 de maio, quatro bares e um café da cidade vão sediar uma série de 11 palestras relacionadas a diferentes áreas do conhecimento. O lançamento do Pint of Science 2024, uma realização do Projeto Ciência Pé Vermelho, será na Prefeitura Municipal de Londrina, na manhã desta quinta (9), às 10h30, e vai reunir autoridades da UEL, UTFPR e do município.

“Um brinde à ciência”

Os encontros vão ocorrer de forma simultânea e, em cada local de apresentação, palestrantes abordarão assuntos cotidianos, com informações e dados produzidos nas academias, mas com linguagem leve e descontraída. Este ano, Londrina terá 21 palestrantes e a comissão organizadora é composta por 36 integrantes voluntários. A coordenação do Pint of Science na cidade é do professor do Departamento de Física (CCE) da UEL Alexandre Urbano.

As apresentações ocorrerão nos bares Amadeus Bierhaus, Cheers Irish Pub, St. Peter Beer & Stake e Tribos Brew Pub, além do Armazém do Café. A participação nas palestras é gratuita e não requer inscrição prévia. 

Confira a programação completa:

Divulgação.

O coordenador ressalta que entre os objetivos do Pint of Science está “revelar” o conhecimento científico para a comunidade.

“A nossa contribuição está em levar a ciência a um ambiente informal, para que as pessoas tenham ideia de como se faz pesquisa. E o grande ponto positivo é aproximar a universidade da sociedade, além de desmistificar como se faz ciência, porque não se faz ciência num passe de mágica, e sim aplicando metodologia científica”.

Alexandre Urbano, professor da UEL e coordenador do Pint of Science.

No Brasil, serão 123 cidades participantes, 484 eventos presenciais em 200 locais diferentes, 700 palestrantes e 400 organizadores. A expectativa é de reunir um público de mais de 20 mil participantes pelo país.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também