Professores da UEL participam de exposição sobre Rei Afonso X de Castela

Mostra está aberta desta sexta (10) até o dia 26 de maio, na Biblioteca Municipal. Depois, será transferida para a Biblioteca Lupércio Luppi, entre 12 e 26 de junho.

A fim de disseminar conhecimentos sobre o período medieval e a vida do Rei Afonso
X de Castela, professores da Universidade Estadual de Londrina, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Biblioteca Pública Municipal participam da exposição “Afonso X, o Sábio: clarões do medievo no contemporâneo londrinense”. Com abertura às 19h desta sexta-feira (10), a mostra segue até o dia 26 de maio, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza, até ser transferida para a Biblioteca Lupércio Luppi , onde permanece entre os dias 12 e 26 de junho.

A exposição é fruto do projeto “Afonso X e Galícia”, uma iniciativa do Consello da
Cultura Galega, sob curadoria do professor de Estudos Medievais Antoni Rossell, e tem como objetivo estabelecer um diálogo entre os estudos medievais e seus desdobramentos na língua, na música, na literatura e na história moderna. A partir de palestras, recitais, contação de histórias e interação com os materiais, o evento busca criar um ambiente de imersão no reinado de Afonso X, trazendo curiosidades sobre o galego-português e o cancioneiro medieval.

Em Londrina, a mostra tem a curadoria de Frederico Garcia Fernandes (UEL), Ronald Ferreira Costa (IFPR), Dircel Aparecida Kailer (UEL), Viviane Bagio Furtoso (UEL), Leda Maria Araújo (BPM-Londrina) e Tatiane Batista (BPM-Londrina), os quais, junto de outros docentes da UEL, integram a programação do evento. No dia 15 de maio a professora Dircel Aparecida Kailer, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH), fica responsável pela palestra “O galego e o português brasileiro – variação e mudança linguística”, enquanto a professora Mônica Selvatici, do Departamento de História (CLCH), apresenta “Afonso X e os judeus de seu tempo”.

As demais datas também têm participação dos docentes da UEL. No dia 16 de maio, a professora do Departamento de História (CLCH) Angelita Marques Visalli discute “As práticas do casamento e concubinato no período medieval: as experiências de Afonso X, rei de Castela”. No dia 22 de maio, a docente Telma Maciel, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH), é responsável pela palestra “Das Cantigas ao Rap: cultura oral em língua portuguesa”. Por fim, no dia 23 de maio, a professora visitante da UEL Kateryna Hodik apresenta “Ucrânia durante a Idade Média: estilos, temas, linguagem e textos”.

Vale lembrar que tanto o cerimonial de inauguração (dia 10 de maio) quanto a abertura da mostra na Biblioteca Lupércio Luppi (dia 12 de junho) contam com concertos temáticos promovidos pela Divisão de Música da Casa de Cultura – UEL.

A exposição é gratuita e fica disponível na Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza, entre os dias 10 e 26 de maio e na Biblioteca Lupércio Luppi entre 12 e 26 de junho. Também pode ser conferida durante o horário de funcionamento das bibliotecas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.