Congresso resgata memória do filósofo alemão Christian Wolff

Evento será realizado entre os dias 22 e 24, com atividades presenciais e online e contará com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) será palco do primeiro evento focado na filosofia de Christian Wolff no Brasil. O I Congresso Brasileiro Christian Wolff será realizado entre os dias 22 e 24, com atividades presenciais e online. O objetivo é criar um espaço de discussão e possibilitar um melhor diálogo entre os pesquisadores wolffianos brasileiros e estrangeiros, além de demais interessados em filosofia alemã.

Christian Wolff foi um pensador, jurista, matemático e professor alemão do século 17. Suas teorias marcaram o cenário da filosofia alemã, influenciando até mesmo os trabalhos de Immanuel Kant. Mesmo assim, Wolff foi deixado de lado na história dos grandes autores. “Apesar de ter caído praticamente no esquecimento em termos de história da filosofia, vem despertando interesse no sentido de ajudar a entender aspectos da filosofia kantiana, mas não só. Por isso, a relevância de se estudar sua filosofia hoje, e de expandir tal estudo também para o Brasil”, explica Emanuel Lanzini, organizador do Congresso.

Levantando a temática das perspectivas de pesquisa atuais concernentes à filosofia de Christian Wolff, além de sua atualidade e relevância, o evento contará com apresentação de trabalhos presenciais no CLCH durante as tardes e noites dos dias 22 e 23, com todas as atividades tendo transmissões online no canal do Youtube Teorias da Justiça UEL. Na manhã do dia 23 e todo o dia 24, os trabalhos serão apresentados somente de forma online

No evento, se apresentarão pesquisadores da filosofia de Wolff tanto do Brasil, quanto do exterior. Destacam-se os professores alemães da Universidade de Halle-Wittenberg  Jürgen Stolzenberg, e Heiner Klemme. A programação completa será disponibilizada ainda essa semana e pode ser acessada no portal do Congresso

Divulgação.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.