I Colóquio de Geografia Humanista e Educação está com inscrições abertas

Programação contará com conferências, mesas-redondas e oportunidades para o compartilhamento de práticas e vivências pedagógicas em Geografia. Evento será de 17 a 19 de julho.

A Universidade Estadual de Londrina irá receber docentes, pesquisadores e estudantes para o I Colóquio de Geografia Humanista e Educação (COGHE), entre os dias 17 e 19 de Julho. A programação contará com conferências, mesas-redondas e oportunidades para o compartilhamento de práticas e vivências pedagógicas em Geografia, podendo ser conferida no site oficial do evento. As inscrições podem ser realizadas neste endereço e custam R$ 30 para estudantes de graduação, pós-graduação e professores da educação básica e R$ 70 para professores universitários.

A conferência de abertura está agendada para às 10h30 no dia 17 de julho e será ministrada pela professora aposentada da UEL Lúcia Helena Batista Gratão. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é mestre e doutora em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e integra os grupos de pesquisa GHUM e NOMEAR.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Jeani Delgado Paschoal Moura, e o professor Eduardo Marandola Jr explicam que o evento é fruto de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campus de Limeira, São Paulo. Eles também explicam que a apresentação dos trabalhos (pesquisas, discussões de práticas pedagógicas, ensaios) será na modalidade de rodas de conversa, as quais foram organizadas tematicamente a partir das submissões encaminhadas.

“Este colóquio, com abrangência nacional, foi proposto para ser mais do que um evento acadêmico, pois está voltado para as trocas de conhecimentos entre os ‘praticantes-pensantes’ da educação geográfica. Teremos conferências e mesas-redondas e a oportunidade de participar de espaços de compartilhamento de práticas e vivências pedagógicas em Geografia, promovendo situacionalidades próprias do ser-e-estar-com”, afirmam os coordenadores.

O I Colóquio de Geografia Humanista e Educação é realizado pelos grupos de pesquisa Fenomenologia, Geografia e Educação; e Geografia Humanista Cultural (GHUM); e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL. São apoiadores do evento o Grupo de Pesquisa Fenomenologia & Geografia (Nomear), o grupo PET de Geografia; Departamento de Geografia; Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex); Fundação Araucária; e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Divulgação.