Estudantes de Jornalismo recebem prêmios na Expocom Nacional 2024

Estudantes de Jornalismo recebem prêmios na Expocom Nacional 2024

Estudantes conquistaram prêmios em duas categorias. UEL ficou entre as universidades mais premiadas.

Estudantes do curso de Jornalismo da UEL conquistaram dois prêmios nacionais na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A premiação conta com produções das áreas de Jornalismo, Cinema, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Mídias Digitais. Na categoria de Jornalismo, a UEL foi campeã nacional, junto com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP). 

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e ocorreu entre os dias 3 e 6 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú/SC. Ele reuniu cursos da área de Comunicação de universidades e faculdades do país todo.

Estudantes exibem as premiações do Expocom. Grupo foi acompanhado pelo professor Heron Heloy, do Departamento de Comunicação (Fotos: Arquivo pessoal).

O trabalho “Raízes da Viola: uma viagem pela cultura caipira”, feito pelos estudantes André Ludwig, Gabriel Arantes, Guilherme Prado e Valentina Sieplin, venceu na categoria de Reportagem em Radiojornalismo. A outra produção premiada foi “Raízes do Paraná: Londrina, a antiga capital mundial do café”, dos egressos Isabella Abrão e Fernando Baricati, na categoria de Reportagem em Telejornalismo. Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor do Departamento de Comunicação Heron Heloy, que acompanhou os estudantes na premiação. 

Heloy afirmou que uma das motivações para participar da Expocom é dar destaque para a UEL e para os estudantes da universidade. “Por ser a maior premiação de nossa área, é uma ótima forma de medirmos o nível dos trabalhos que produzimos e como está o desenvolvimento de nossos estudantes.” 

O estudante do quarto ano de Jornalismo André Ludwig ficou orgulhoso pela conquista do prêmio, especialmente pela reportagem que fez com os colegas se tratar de um tema importante para a região, que é a música caipira. “Participar de um evento assim representando a UEL é uma chance muito boa de representar a cidade”, adicionou.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também