Reflexões sobre feminicídio e violência de gênero são tema de simpósio

O encontro será de forma presencial e remota entre os dias 23 e 25 de outubro. Inscrições já estão abertas.

José Eduardo Chirito*

Agência UEL

Frente à problemática persistente de violência de gênero contra meninas e mulheres, o Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem) da UEL reúne produções acadêmicas e extensionistas no “II Simpósio sobre Feminicídios: reflexões sobre incidências e (in)visibilidades”,  evento que ocorre de forma presencial e remota entre os dias 23 e 25 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas neste endereço.

Através de debates enriquecedores e da socialização de pesquisas recentes na área, o Simpósio tem como finalidade a promoção do intercâmbio de conhecimentos, não apenas da comunidade acadêmica, mas de todas as pessoas comprometidas com a temática. No mais, o evento também explora estratégias preventivas no enfrentamento dessa problemática social.

Dividido em três dias, a programação do encontro prevê uma série de atividades realizadas no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Durante sua realização, os participantes poderão se envolver em mesas-redondas, oficinas, minicursos, simpósios temáticos e outras atividades que abrangem os universos judiciário, político, literário, midiático e todos os demais aspectos que circundam a violência de gênero. Como encerramento, é previsto um ato em homenagem às vítimas decorrentes dessa forma de agressão.

As inscrições para o público ouvinte ficam disponíveis até o dia 18 de outubro.

Alunos de graduação pagam R$30,00; estudantes da pós-graduação, R$60,00; professores da educação básica, R$75,00; docentes de ensino superior, R$100,00; e demais profissionais, R$125,00. Também estão abertas as inscrições para submissão de resumos e apresentação de trabalhos.

O Laboratório

Criado em 2022, o Lesfem é uma iniciativa de monitoramento e visibilização de ocorrências (consumadas e tentativas) de feminicídio que reúne pesquisadores, profissionais e discentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Coletivo Feminino Plural (CFP) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Londrina (SMPM).

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.