Campanha Solidariza UEL é lançada unindo reciclagem e sustentabilidade

Campanha Solidariza UEL é lançada unindo reciclagem e sustentabilidade

A Campanha promove a coleta de tampas plásticas e lacres de alumínio, em parceria com o Hospital do Câncer de Londrina

Ocorreu na última quinta-feira (15) o lançamento da campanha Solidariza UEL. A ação está vinculada ao projeto de extensão Educ-Ação Ambiental e Multiletramentos: A Transversalidade da Educação Ambiental no Ensino Básico, coordenado pela professora Cláudia Lopes Nascimento, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas.

A campanha tem como objetivo estimular a cultura da reciclagem e sustentabilidade entre a comunidade universitária, realizando a coleta de tampas plásticas e lacres de alumínio. A ideia da ação surgiu a partir de uma oficina de sustentabilidade criada por duas alunas do curso de Letras Português. 

“A ideia de associar a ação social ao ato de reciclar surgiu de duas alunas que,  ao elaborarem uma oficina de sustentabilidade,  trouxeram informações de muitas instituições e ONGs que já faziam isso. Aí, os participantes do projeto concluíram: por que a UEL não deveria fazer o mesmo?”, relembra Cláudia.

Atualmente o projeto está sob a coordenação do professor Marcelo Silveira, também docente do Departamento de Letras. Além do curso de Letras, o projeto também conta com a participação de alunos e professores dos cursos de Direito, Artes Visuais e Computação da UEL, e professores dos ensinos básico e superior nas áreas de Engenharia Ambiental, Ecologia, Economia e Biologia.

Campanha Solidariza UEL

O lançamento da Campanha Solidariza UEL ocorreu no dia 15 de maio, no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). O evento contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, professora Zilda Aparecida Freitas; da representante do Hospital do Câncer de Londrina Iracema Moreira Fabian; diretores dos centros envolvidos no projeto, chefes dos departamentos de Letras, Direito e Veterinária e alunos participantes do projeto.

Zilda Freitas, Iracema Moreira e Cláudia Lopes durante o lançamento da campanha.
(Foto: Leonardo Gravena)
A campanha Solidariza UEL está vinculada ao projeto de extensão Educ-Ação Ambiental e Multiletramentos. Foto: Leonardo Gravena).

A temática do evento foi “Reciclar para fazer o bem” e abordou também a importância do Hospital do Câncer para Londrina e região. Além das falas das autoridades presentes, o lançamento contou com uma apresentação artística e reprodução de um vídeo sobre o HCL. Também foi feita a assinatura do Termo de Compromisso entre a UEL e o HCL.

Próximos passos

De acordo com a professora Cláudia Lopes, o projeto está se preparando para iniciar a campanha de conscientização dentro da universidade. “Em um primeiro momento, iremos distribuir caixas e galões com identificação da Campanha para arrecadação dos lacres de alumínio e tampas plásticas pelo CLCH, CESA, CECA e CCA, incluindo os quiosques, biblioteca, mas também pelas pró- reitorias e prefeitura.”

*Estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.