Quase 2 mil pessoas apresentarão trabalhos na Semana de Eventos Integrados da UEL

Quase 2 mil pessoas apresentarão trabalhos na Semana de Eventos Integrados da UEL

Entre os dias 10 e 14 de novembro, o tripé “ensino, pesquisa e extensão” demonstra sua abrangência por meio de comunicações orais

Na Semana de Eventos Integrados da UEL, realizada entre os dias 10 e 14 de
novembro, 1906 pessoas devem realizar suas comunicações orais no 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), no 5º EAIC Jr, no 7º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino, no 14º Por Extenso – VIII Encontro Anual de Extensão Universitária e o XIV Simpósio de Extensão e no 5º FORINTER, Fórum de Internacionalização da UEL. Para além dos trabalhos apresentados, há a participação dos ouvintes, orientadores, avaliadores de trabalhos, totalizando quase 4 mil pessoas envolvidas nos eventos.

O credenciamento acontece na abertura, dia 10, a partir das 18h, no Anfiteatro Cyro Grossi. A programação completa encontra-se ao final da reportagem. Visando fortalecer o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, esta edição traz novidades, a I Mostra de Arte e Cultura da UEL, a celebração aos 30 anos de Eduel e o destaque à
internacionalização.

Na conferência de abertura, dia 10, às 20h, o professor Jorge Roberto Lopes,
da PUC – RJ, ministrará a palestra “Maluco tem ímã – a multidisciplinaridade e as conexões nas diferentes áreas de conhecimento”. Já no encerramento, dia 14, às 14h30, no Centro de Letras e Ciências Humanas, o professor Helder Eterno da Silveira, da UFU – MG, protagonizará a conferência “Universidade e participação social: cuidar de si, cuidar do mundo”.

Iniciação científica

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, serão realizadas as atividades do 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e 5º EAIC Jr, o qual conta com a participação de estudantes do Ensino Médio. No EAIC serão 734 trabalhos apresentados, ao passo em que no EAIC Jr, houve um salto. De 53 resumos aprovados em 2024, o evento passa a contar com 63 resumos neste ano.

O professor Claudemir Zucareli, chefe de Apoio à Pesquisa na Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), coordena o evento e conta que “a Iniciação
Científica Júnior proporciona acesso a laboratórios, bibliotecas, professores especializados e novas metodologias de ensino e pesquisa, enriquecendo a formação do aluno do ensino médio”, afirma.

Para Zucareli, o EAIC Jr representa a oportunidade de “conhecer de perto as
pesquisas e o ambiente de pesquisa”. Para os estudantes do Ensino Médio, “conversar com estudantes universitários e professores pode inspirar e motivar os alunos a buscarem o ensino superior, mostrando as possibilidades de crescimento pessoal e profissional que a formação acadêmica proporciona”, reflete o coordenador.

Participação recorde no Pró-Ensino

O “7º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino” é outro exemplo de
crescimento. Esta edição representa a participação recorde, dentre todas as outras, com 284 trabalhos aprovados. Para a professora Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, Pró-Reitora de Graduação, tal adesão representa “o amadurecimento e reconhecimento do evento”, e “a comprovação de que, cada vez mais, os projetos de pesquisa em ensino estão sendo valorizados pela comunidade acadêmica e como é fundamental a formação ampla dos estudantes e seu envolvimento em ações para além das previstas nos projetos pedagógicos”, complementa.

Os trabalhos submetidos estão divididos entre as áreas de Artes, Comunicação e
Cultura; Ciências Agrárias; Ciências Exatas; Ciências Sociais Aplicadas; Direitos Humanos e Justiça; Educação, Internacionalização e Saúde. A pró-reitora Ana Márcia Tucci destaca que “a Prograd entende que esse evento é fundamental pois apresenta nossos projetos e programas , em suas diversas áreas, permite que os estudantes se integrem e apresentem os resultados de suas pesquisas em ensino, portanto valorizando os nossos cursos de graduação e a formação de nossos estudantes”.

Neste endereço está a relação completa de trabalhos.

Extensão

O Por Extenso apresenta um salto na participação, com 702 estudantes inscritos,
frente a 580 no ano passado. Ana Luisa Boavista, diretora de eventos, cultura e relações com a sociedade na Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), destaca que “o apoio financeiro da Fundação Araucária e da Secretaria de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das chamadas públicas, têm sido fundamental para integrar a comunidade acadêmica e a sociedade. E apresentar esses resultados das ações extensionistas da região”, afirma.

Boavista chama atenção para as ações da Proex em contribuição com o evento:
“Além das conferências de abertura e encerramento, estamos desenvolvendo pela primeira vez a Mostra de Arte e Cultura da UEL. O que a gente espera desta edição [do Por Extenso] é que propicie a disseminação dos resultados e colabore com as reflexões acerca dos desafios e práticas da extensão. Contribuindo com o desenvolvimento científico, tecnológico, extensionista, de inovação, de internacionalização e sociocultural dos municípios do Paraná, do entorno aqui da região”, aponta.

Internacionalização

O 5º FORINTER, Fórum de Internacionalização da UEL, consolida a presença global
da universidade. Na programação geral do evento, a Assessoria de Relações Internacionais preparou uma mostra, a qual será realizada no saguão do Anfiteatro Cyro Grossi, dia 10, workshops integrados entre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) e a exposição “Global Village”.

Confira a programação:

*Bolsista da PROEX.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.