UEL realiza formatura para mais de 1,7 mil graduandos
UEL realiza formatura para mais de 1,7 mil graduandos
Na próxima quinta (12) e sexta-feira (13), a Universidade Estadual de Londrina realiza uma grande Cerimônia de Colação de Grau para alunos de 45 cursos de graduação da instituição. Há anos que a UEL, através do seu Conselho de Universitário, não realiza uma formatura com números tão majestosos: são mais de 1,7 mil formandos e […]Na próxima quinta (12) e sexta-feira (13), a Universidade Estadual de Londrina realiza uma grande Cerimônia de Colação de Grau para alunos de 45 cursos de graduação da instituição. Há anos que a UEL, através do seu Conselho de Universitário, não realiza uma formatura com números tão majestosos: são mais de 1,7 mil formandos e um público estimado de 5,7 mil pessoas, formado especialmente por familiares, amigos e convidados dos graduandos. A festa acontece no Ginásio Moringão, a partir das 20h, com portões abertos a partir das 18h para receber os formandos e convidados.
Na primeira noite, a estimativa é entregar o diploma para cerca 870 formandos do Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Educação Física e Esportes (CEFE). Na sexta, é a vez dos 850 alunos que concluíram os cursos do Centro de Ciências Exatas (CCE), Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e Centro de Comunicação e Artes (CECA).
A equipe de organização das duas noites de formatura da UEL envolve ainda inúmeros servidores, alunos e estagiários de todos os departamentos. Os eventos contam com a participação especial de um conjunto de cordas formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade, a OSUEL.
Graduandos indígenas
Na ocasião também colarão grau três graduandos indígenas, dos cursos de Enfermagem, Design Gráfico e Letras Português. A UEL foi uma das primeiras universidades a encabeçar a política de inclusão de indígenas no ensino superior do Brasil. Como resultado, posteriormente houve a aprovação da Lei Estadual nº 13.134/2001, que regulamenta o processo de seleção das vagas disputadas, exclusivamente, entre indígenas integrantes das sociedades indígenas paranaenses, nas universidades estaduais.
Diploma Digital
Desde 2024, a UEL oferece aos seus formandos o Diploma Digital, resultado de um trabalho integrado entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI). A iniciativa atende à Instrução Normativa do Ministério da Educação, de 15 de dezembro de 2020, que estabelece normas para a emissão do diploma digital em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil.
*Assessora especial da Coordenadoria de Comunicação
