Roda de Conversa do SEBEC debate suicídio e sofrimento psíquico

Será nesta quarta-feira, às 19 horas, via Google Meet. Tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação.

O Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) promove na quarta-feira (2), às 19 horas, mais uma edição da Roda de Conversa online. Desta vez, o psicólogo Rafael Kenju Nishiyama aborda o tema “Suicídio e sofrimento psíquico: a palavra como alternativa ao adoecimento”. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail psicologia.sebec@uel.br.

O encontro virtual com estudantes de graduação e de pós-graduação da UEL é realizado via Google Meet. A psicóloga do SEBEC, Carla Pagnossim, é a responsável pela organização das rodas de conversa desde o início da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. O objetivo é estabelecer um espaço para que integrantes da comunidade universitária possam falar de preocupações e inseguranças causadas nesse período de isolamento e distanciamento social.

(Divulgação)

Setembro Amarelo

O tema suicídio é pertinente, porque segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, de setembro do ano passado, do Ministério da Saúde, os óbitos por suicídio são maior entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Para se ter uma ideia, o número de notificações de violência autoprovocada (casos classificados como tentativa de suicídio) nessa faixa etária aumentou  de 6.979 casos, em 2011, para 44.990, em 2018.

Nesse sentido, o mês de setembro foi instituído como “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. A campanha foi instituída em 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Conforme informações do site “Setembro Amarelo”, “as Diretrizes destinam-se a pessoas físicas, empresas e demais parceiros que queiram atuar junto à ABP e ao CFM na diminuição do estigma e, consequentemente, na prevenção ao suicídio”.