Seminário Práxis Itinerante POP RUA 2020 destaca o tema pessoas em situação de rua

Seminário Práxis Itinerante POP RUA 2020 destaca o tema pessoas em situação de rua

Será segunda-feira (7), das 9 às 11 horas, com participação de convidados das áreas de saúde e direitos humanos.

O projeto de extensão Práxis Itinerante UEL, do Departamento de Ciências Sociais (CCH), promove na próxima segunda-feira (7), das 9 às 11 horas, o 2º Seminário Temático Práxis Itinerante POP RUA 2020. Com a mesa-redonda “Experiências e novas perspectivas para a situação de rua”, convidados de diversas partes do país vão apresentar projetos e programas de políticas públicas efetivos para o prefeito reeleito em Londrina, Marcelo Belinati. A atividade é aberta a todos os interessados na temática e será transmitida no canal do projeto.

Segundo o coordenador, Fábio Lanza, professor do Departamento de Ciências Sociais, esta é a segunda atividade de formação, que visa capacitar os participantes em relação aos direitos e formas de consolidar a cidadania das pessoas em situação de rua. A primeira foi realizada em 9 de novembro, antes das eleições municipais, com sete candidatos à prefeitura de Londrina. A ação foi gravada e está disponível – AQUI.

Projeto conta com parceiros da Prefeitura de Londrina e Ministério Público (FOTO: Arquivo/projeto).

“As experiências que envolvem políticas públicas e prestação de serviços em geral, sobre saúde, redução de danos, habitação, trabalho, são experiências motivadoras que buscam dar formação aos líderes políticos eleitos e que vislumbram, enquanto experiências consolidadas, dar novas perspectivas para a população de rua da região metropolitana de Londrina”, afirma Fábio Lanza.

Convidados – A mesa-redonda tem como convidados lideranças ligadas à promoção dos diretos e da saúde das pessoas em situação de rua. São eles: Leonildo Monteiro, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua e presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua); Antônio Vitor Barbosa de Almeida, defensor público do Paraná e integrante do projeto Defensores nas Ruas, em Curitiba; Daniel Araújo dos Santos, psicólogo e atuante no cuidado em saúde à pessoa em situação de rua e interlocução com a redução de danos em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul); Julia Ramalho, assistente social e atuante no Projeto Porta Aberta para o Trabalho (POT), em São Paulo;  Silvio Ribeiro, membro do Projeto Brisa – Saraus Artísticos, da Funcart Londrina; e Leonardo Aparecido Gomes, representante do Movimento Nacional da População de Rua, atuante em Londrina.

Para Fabio Lanza, a participação de todos esses convidados vai trazer uma perspectiva ampla sobre as políticas públicas em Londrina. Confira no áudio.

Ações – No último triênio, o Projeto Práxis Itinerante UEL realizou a “Pesquisa POP RUA”, com pessoas em situação de rua, em parceria com o Ministério Público de Londrina, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Assistência, da Prefeitura de Londrina, e Unopar. O levantamento de 2019, identificou 930 pessoas em situação de rua. De acordo com Fábio, é a partir dos dados levantados na pesquisa que vários desdobramentos foram realizados, envolvendo a extensão e a formação aberta para a comunidade em geral.

(FOTOS: Divulgação/Projeto/POPRUA).

Leia também