HV mantém atendimentos de urgência e emergência durante recesso

A direção recomenda que idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas não acompanhem os animais para atendimento.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

O Hospital Veterinário (HV), órgão ligado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), continuará realizando atendimento 24h, durante o recesso universitário – período de 21 de dezembro a 6 de janeiro – mas somente para casos de urgência e emergência. Nos últimos meses, o atendimento do hospital já foi direcionado para esses casos, por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

A diretora superintendente do HV, professora Regina Mitsuka Bregano, explica que a urgência e a emergência são caracterizadas para casos em que há risco de morte. “Como [em caso de] atropelamento, convulsões, perda da consciência, intoxicação, picada de animais peçonhentos, hemorragia grave, parada cardiorrespiratória, obstrução uretral, vômito e diarreia intensos com desidratação, parto distócico e piometra.”

Casos de urgência e a emergência são caracterizadas quando há risco de morte

A equipe do HV atende animais de estimação como cães e gatos, também, animais de grande porte como equinos, bovinos e ovinos. “Não atendemos animais silvestres”, lembra a professora Regina Mitsuka Bregano, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, do CCA. O atendimento é realizado pelos professores plantonistas e médicos veterinários residentes.

Prevenção – Para evitar a propagação do novo coronavírus, o HV implantou algumas medidas. É recomendado que  idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas não acompanhem os animais para atendimento; que seja mantida a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas; é permitida a presença de uma pessoa, na sala de espera e ambulatórios, por animal; é proibida a presença de criança; e não é realizado o atendimento ao animal se o proprietário estiver sem máscara.

Serviço – O Hospital Veterinário fica no Campus Universitário (HV), no CCA, e a entrada em dias da semana pode ser feita pela portaria da Cidade Universitária. Desde novembro último, o acesso ao campus – nos finais de semana e feriado – é feito exclusivamente pela Avenida Castelo Branco, como medida para a melhoria da segurança interna. O telefone de contato do HV é (43) 3371-4269 e os e-mails: secretariahv@uel.br e direcaohv@uel.br.