Clínica Psicológica: acolhimento e apoio psicológico a grupos

Clínica Psicológica: acolhimento e apoio psicológico a grupos

São encontros semanais, gratuitos e online, com atendimento até junho de 2021. Abertos para maiores de 18 anos.

A Clínica Psicológica, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), inicia neste mês de janeiro as atividades de cinco grupos de apoio psicológico e acolhimento. Os grupos atenderão pessoas em luto, gestantes, pessoas vivendo com HIV, mulheres e população LGBTQIA+. Os encontros são semanais, gratuitos e online, via Google Meet, com atendimento até junho de 2021. Podem participar interessados de qualquer lugar do Brasil, maiores de 18 anos. As vagas são limitadas.

A professora Ananda Kenney da Cunha Nascimento, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), é responsável pela supervisão das atividades, que serão facilitadas por estudantes do 5º ano do curso de Psicologia da UEL. Ela aponta que cada grupo tem um formato específico de atuação, com características de apoio ou reflexivos.

Acolhimento – A professora detalha as atividades dos grupos. “A proposta central de todos os grupos é favorecer a criação de um espaço de escuta, compartilhamento de experiências, acolhimento e apoio psicológico que versam sobre aspectos da saúde dessas populações”, afirma a professora.

Ela explica que são observadas necessidades específicas de acolhimento psicológico para essas populações, que não podem ficar sem suporte ainda mais neste período de pandemia, que demanda distanciamento social. “Por isso, acreditamos no potencial da aproximação e compartilhamentos de vivências no coletivo a fim de promover saúde e bem-estar aos participantes dos grupos”, afirma Ananda Kenney.

Confira os grupos de apoio psicológico e acolhimento à disposição e com inscrições abertas:

Pessoas em luto – Para participar do grupo, os interessados devem fazer a inscrição até 18 de janeiro – AQUI. Os encontros serão realizados de 21 de janeiro a 3 de junho, às terças-feiras, das 14 às 15h30, ou às quintas-feiras, das 14 às 15h30.

Gestantes – O Grupo de Apoio Psicológico à Gestantes começa dia de 20 de janeiro, com encontros às terças-feiras, das 9 às 10h30, As atividades seguem até o mês de junho. As inscrições devem ser feitas neste link.

Diversidade sexual e de gênero – As inscrições terminam dia 18 de janeiro e devem ser feitas via formulário disponível – AQUI. Os encontro vão de 25 de janeiro a 7 de junho, sempre em dois horários às segundas-feiras: das 9 às 10h15 ou das 16 às 17h15.

(Divulgação)

Pessoas Vivendo com HIV – Os encontros serão realizados de 27 de janeiro a 4 de junho, às quartas-feiras: 19h30 ou às sextas-feiras: 10 horas. As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro – AQUI.

Sexualidade feminina – Para este grupo, as inscrições já estão encerradas. Interessadas podem enviar o nome para lista de espera e, a partir da oferta de novas vagas, a equipe entrará em contato. Basta enviar mensagem com nome completo e telefone para os seguintes e-mails: ana.carolina.moraes@uel.br ou marianne.herek@uel.br.

Mais informações sobre os grupos de apoio psicológico nas redes da Clínica Psicológica da UEL.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]