Parceria entre UEL e Paraná Esporte oferece curso de formação para treinadores e professores

O curso é gratuito e será oferecido em módulos no formato online, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 9 ao meio dia.

Pedro Livoratti

Agência UEL

A UEL e a Paraná Esporte, por meio do programa Escola do Esporte, oferecerão em março um curso de formação de treinadores direcionado a estudantes, professores e profissionais da área de Educação Física. O curso é gratuito e será oferecido em módulos no formato online, nos dias 6, 13, 20 e 27, das 9 às 12 horas (horário de Brasília), com direito a certificados emitidos pela UEL. As aulas serão ao vivo pelo YouTube, através do canal do Curso de Formação . As inscrições podem ser realizadas por meio de preenchimento da ficha disponível – AQUI.

(Divulgação)

É a segunda vez que a Universidade e a Paraná Esporte se juntam para oferecer formação continuada.  A iniciativa integra o Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da UEL em parceria com o Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Educação Física (CEFE). Em novembro passado, quando foi realizada a primeira experiência, cerca de 2,1 mil estudantes e profissionais do Brasil e do exterior participaram do curso.

“O principal objetivo é oferecer atualização de conhecimentos aos profissionais que atuam no âmbito esportivo, dessa forma, podermos contemplar professores e treinadores com princípios gerais de formação e correspondentes estratégias de treino, metodologia e aprimoramento de competências exigidas nessa área”, afirma o professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL.

De acordo com o Superintendente da Paraná Esporte, Helio Wirbiski, o programa Escola do Esporte busca levar atualização e conteúdo sobre novas demandas técnicas e sociais que envolvem a área.  “Por isso é muito importante a parceria com a UEL, pois alinhamos nossa ideia à uma instituição que tem histórico de formação de grandes profissionais de Educação Física”, destaca ele.

Veja abaixo o conteúdo dos módulos com os respectivos professores responsáveis:

“Metodologia de ensino dos esportes: jogar para aprender e aprender jogando” – 6 de março – Prof. Dr. Pablo Juan Greco – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Perspectiva dos sistemas complexos e a elaboração de tarefas de treino” – 13 de março
Prof. Dr. Bruno Pasquarelli – Treinador de Futebol e Dr. em Ed. Física.

“A pedagogia do jogo: uma abordagem de ensino” – 20 de março – Prof. Dr. Alcides José Scaglia – Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – FCA/UNICAMP.

“Controle fisiológico do treinamento” – 27 de março – Prof. Dr. Raul Osiecki – Universidade Federal do Paraná (UFPR).