Divulgado programação de cursos para comunidade universitária

Comunidade Universitária, formada por alunos e professores da graduação e pós, tem opções de cursos e grupos de estudos.

O Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), ligado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a programação das atividades deste ano, direcionadas a estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade. As inscrições estão abertas para cursos de extensão – online e gratuitos – que começam em fevereiro e seguem até novembro.

É o caso do curso de extensão “Competências Sociais e Acadêmicas:  Programa de Apoio aos estudantes universitários”, que tem início dia 12 de fevereiro. Serão rodas de conversa mensais, online e gratuitas, com temas de interesse para a vida universitária de estudantes de graduação e pós-graduação da UEL. As inscrições devem ser feitas a cada atividade, conforme interesse do estudante, pelo e-mail nac@uel.br.

(Divulgação).

O objetivo dos encontros é disponibilizar apoio especializado aos estudantes na prevenção e enfrentamento de comportamentos que, em alta frequência e intensidade, podem desencadear dificuldades psicológicas e acadêmicas, além de auxiliá-los a adquirir conhecimento de algumas das variáveis que geram dificuldades acadêmicas.

O primeiro encontro tem como tema “Cuidados com a vida universitária: desafios em tempos de pandemia”. A atividade está marcada para as 13 horas e será moderada pela psicóloga Ingrid Ausec, uma das responsáveis pelo NAC. Os interessados podem efetivar a inscrição AQUI.

A programação prevista até novembro já está disponível na página do NAC – CONFIRA AQUI.

Formação – Outro curso de extensão programado para começar em fevereiro é o “Formação docente: processo ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação”. Online e gratuito, o curso será realizado mensalmente. As inscrições estão abertas e poder feitas AQUI.

Promover a formação continuada e em serviço de professores sobre temas relacionados à Educação Especial, bem como possibilitar a troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem entre profissionais da educação são alguns dos objetivos do curso.

“O papel do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação superior e na sociedade” é o tema do primeiro encontro, que será realizado dia 25 de fevereiro, das 14 às 16 horas. Previsto para 29 de março, o segundo encontro abordará a temática “Acessibilidade no Ensino Remoto e/ou híbrido no Ensino Superior”. Mais informações sobre a programação anual no site do Núcleo de Acessibilidade.

Grupo de estudos – Professores do Ensino Superior, estudantes de graduação, profissionais de áreas afins e demais interessados também podem participar das atividade do projeto de pesquisa em ensino “Grupo de Estudos sobre estudantes com deficiências e altas habilidades/superdotação no Ensino Superior”.

O projeto é coordenado por Karen Ribeiro, também responsável pelo NAC e professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Os encontros são quinzenais, das 16 às 18 horas, pelo Google Meet.

A primeira atividade foi dia 4 de fevereiro e abordou o tema “Lei Estadual n. 20443/2020: dispõe sobre o ingresso de pessoas portadoras de deficiência nas instituições estaduais de educação superior e instituições estaduais de ensino técnico”. Os próximos temas serão definidos no grupo. Interessados em participar das reuniões podem entrar em contato diretamente com a coordenadora Karen Ribeiro, pelo e-mail karenribeiro@uel.br.

Mais informações no site do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) ou pelo e-mail nac@uel.br. O NAC também é responsável pelo atendimento e acompanhamento de estudantes com deficiência ou altas habilidades/superdotação.