Divulgado programação de cursos para comunidade universitária

Divulgado programação de cursos para comunidade universitária

Comunidade Universitária, formada por alunos e professores da graduação e pós, tem opções de cursos e grupos de estudos.

O Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), ligado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a programação das atividades deste ano, direcionadas a estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade. As inscrições estão abertas para cursos de extensão – online e gratuitos – que começam em fevereiro e seguem até novembro.

É o caso do curso de extensão “Competências Sociais e Acadêmicas:  Programa de Apoio aos estudantes universitários”, que tem início dia 12 de fevereiro. Serão rodas de conversa mensais, online e gratuitas, com temas de interesse para a vida universitária de estudantes de graduação e pós-graduação da UEL. As inscrições devem ser feitas a cada atividade, conforme interesse do estudante, pelo e-mail nac@uel.br.

(Divulgação).

O objetivo dos encontros é disponibilizar apoio especializado aos estudantes na prevenção e enfrentamento de comportamentos que, em alta frequência e intensidade, podem desencadear dificuldades psicológicas e acadêmicas, além de auxiliá-los a adquirir conhecimento de algumas das variáveis que geram dificuldades acadêmicas.

O primeiro encontro tem como tema “Cuidados com a vida universitária: desafios em tempos de pandemia”. A atividade está marcada para as 13 horas e será moderada pela psicóloga Ingrid Ausec, uma das responsáveis pelo NAC. Os interessados podem efetivar a inscrição AQUI.

A programação prevista até novembro já está disponível na página do NAC – CONFIRA AQUI.

Formação – Outro curso de extensão programado para começar em fevereiro é o “Formação docente: processo ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação”. Online e gratuito, o curso será realizado mensalmente. As inscrições estão abertas e poder feitas AQUI.

Promover a formação continuada e em serviço de professores sobre temas relacionados à Educação Especial, bem como possibilitar a troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem entre profissionais da educação são alguns dos objetivos do curso.

“O papel do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação superior e na sociedade” é o tema do primeiro encontro, que será realizado dia 25 de fevereiro, das 14 às 16 horas. Previsto para 29 de março, o segundo encontro abordará a temática “Acessibilidade no Ensino Remoto e/ou híbrido no Ensino Superior”. Mais informações sobre a programação anual no site do Núcleo de Acessibilidade.

Grupo de estudos – Professores do Ensino Superior, estudantes de graduação, profissionais de áreas afins e demais interessados também podem participar das atividade do projeto de pesquisa em ensino “Grupo de Estudos sobre estudantes com deficiências e altas habilidades/superdotação no Ensino Superior”.  

O projeto é coordenado por Karen Ribeiro, também responsável pelo NAC e professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Os encontros são quinzenais, das 16 às 18 horas, pelo Google Meet.

A primeira atividade foi dia 4 de fevereiro e abordou o tema “Lei Estadual n. 20443/2020: dispõe sobre o ingresso de pessoas portadoras de deficiência nas instituições estaduais de educação superior e instituições estaduais de ensino técnico”. Os próximos temas serão definidos no grupo. Interessados em participar das reuniões podem entrar em contato diretamente com a coordenadora Karen Ribeiro, pelo e-mail karenribeiro@uel.br.

Mais informações no site do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) ou pelo e-mail nac@uel.br. O NAC também é responsável pelo atendimento e acompanhamento de estudantes com deficiência ou altas habilidades/superdotação.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]