Curso capacita professores para o ensino de inglês na infância

Com oito meses de duração e carga-horária de 160 horas, o curso será ministrado de 7 de abril a 29 de novembro, via Google Classroom.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Mais de 140 professores de inglês de diversas regiões do país, que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estão inscritos no curso de extensão “Princípios e práticas para educação linguística na infância”, ofertado pelo grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (Felice), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Com oito meses de duração e carga-horária de 160 horas, o curso será ministrado de 7 de abril a 29 de novembro, de forma remota via Google Classroom.

As vagas do curso foram preenchidas rapidamente. De acordo com Juliana Tonelli, coordenadora do grupo de pesquisa e professora do Departamento de Letras, Estrangerias Modernas/CCH, foram abertas inicialmente 80 vagas e, em poucas horas, todas foram preenchidas. Em função da procura de professores e Secretarias Municipais de Educação, foram abertas mais 60 vagas. “O curso é uma solicitação dos próprios professores e professoras, que sentem falta de encontros, cursos e congressos voltados para essa área. Esta é uma oportunidade para que eles continuarem a formação,” afirma Juliana.

Conteúdo – O curso é dividido em sete módulos, que abordam desde o desenvolvimento infantil e a educação linguística na infância, até formas de avaliação, storytelling e ensino baseado em projeto. O objetivo é explorar conceitos essenciais para a educação linguística na infância a partir dos princípios e práticas de língua adicional, com foco no brincar e pedagogia do acolhimento.

O Módulo 1, sobre Educação Linguística na Infância, tem início dia 7 de abril, às 20 horas. Serão dois encontros ministrados pela professora Juliana Tonelli. Os demais módulos serão conduzidos por professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal de Goias (UFG) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR – Campus Arapongas) – instituições parceiras no grupos de pesquisa Felice e na realização do evento.

A programação completa do curso de extensão “Princípios e práticas para educação linguística na infância” já está disponível na página do curso – CONFIRA.