Departamento de Música promove curso de análise de música eletroacústica

O curso online tem início em 26 de abril . As inscrições estão abertas para alunos do curso de Música e público em geral.

José de Arimathéia

Agência UEL

O Departamento de Música e Teatro (MUT/CECA) e o Estúdio Sala 1 promovem, de abril a junho, um curso de análise de música eletroacústica. Trata-se de obras compostas a partir de sons gravados e depois transformados no computador, normalmente produzida em estúdio e em algum tipo de suporte.

O objetivo principal do curso é fornecer uma base teórica sobre os principais conceitos e técnicas analíticas em torno do repertório de música eletroacústica hoje. Dentro disso, diferenciar diferentes estéticas da música eletroacústica; conhecer parâmetros estruturais básicos do repertório; empregar técnicas analíticas adequadas; aprimorar técnicas de análise aural (escuta); utilizar diferentes meios de acesso ao material sonoro gravado, como analisadores de espectro, descritores de áudio, partitura e outros gráficos; conduzir uma análise musical coerente.

(Divulgação)

Curso – O curso tem início em 26 de abril e irá até 25 de junho, em encontros quinzenais pelo Google Meet, mais tarefas a serem executadas entre os encontros. Segundo o professor Ricardo de Oliveira Thomasi (MUT), ministrante do curso, estão previstas 10 horas para um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no qual o participante desenvolverá uma atividade mais aprofundada. O professor informa que a abordagem teórica será ampla e o repertório a ser analisado são obras de vanguarda. Ele observa ainda que o curso é voltado não só para músicos e estudantes de Música, mas também estudantes e profissionais de Artes Visuais, Design Gráfico e Cinema, áreas muito afins em razão das trilhas sonoras.

Para o curso, o participante deve ter conhecimento básico do repertório pós-tonal; noção de leitura musical (partitura); noção de uso do computador (instalar softwares, exportar arquivos, etc.); disposição para leituras em língua portuguesa e inglesa.

Inscrições – As inscrições estão abertas AQUI e podem ser feitas até o dia 26 de abril, às 22h57. Os inscritos receberão o link do curso. Mais informações consulte SALA 1.