Projeto desenvolvido no CEFE terá incentivo financeiro do PROESPORTE

Na UEL, o CEFE tem parceria com o projeto, cedendo espaços e equipamentos para treinos e realização de eventos.

José de Arimathéia

Agência UEL

O projeto Londrina Atletismo acaba de confirmar um reforço para a temporada 2021. Trata-se do PROESPORTE, programa estadual de fomento e incentivo ao esporte, realizado através da captação de ICMS. O projeto londrinense efetivou a captação e vai estampar em seus novos uniformes a marca da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Governo do Paraná e do próprio PROESPORTE.

O projeto aprovado junto ao PROESPORTE é destinado à equipe de alto rendimento, e o valor aprovado é de R$ 200 mil, recurso que pode ser utilizado na aquisição de materiais estruturais para treinamentos, ou viagens para competições nacionais e internacionais, bem como participação em campings dentro e fora do Brasil. Serão beneficiados 20 atletas e dois treinadores.

(FOTO: Divulgação/Projeto).

Segundo o diretor do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), Leandro Altimari, o CEFE tem uma espécie de parceria com o projeto, cedendo espaços e equipamentos para treinos e realização de eventos. Conforme o professor explica, a presença do projeto na Universidade sempre mobilizou uma série de ações do Centro, como a atuação de projetos de pesquisa, a avaliação de atletas, a prática de disciplinas como Lazer, e até a recepção de alunos de escolas de ensino fundamental e médio. Para Altimari, tudo isso ajuda na visibilidade tanto do projeto quanto da UEL, que oferece mais uma atividade de extensão. Em troca da utilização dos espaços da UEL, o projeto se compromete a fazer a manutenção dos espaços usados.

A pista do CEFE tem 400 metros e oito raias e também é utilizada para treinos e competições oficiais, além de aulas e demais atividades acadêmicas.

Trajetória – O Londrina Atletismo tem 21 anos e uma trajetória de expressivos resultados em competições nacionais. Em 2020, por exemplo, a equipe de competições foi vice entre as mulheres e quarta no geral do Campeonato Brasileiro Sub-18, terceira colocada no feminino e também quarta no geral no Brasileiro Sub-20, além de uma quarta colocação feminina no Troféu Brasil, principal competição do atletismo da América Latina.

O gestor do Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, comemora a chegada do novo incentivo. “Um reforço que vai ser fundamental para melhorar ainda mais nossa estrutura, incentivo que tem tudo para refletir na nossa busca para manter os bons resultados que temos conquistado nos últimos anos”, destacou.