Inscrições: Programa de Formação Complementar Temas em Neurociência

Os participantes do programa terão certificado de 60 horas (primeira etapa) e 30 horas (segunda etapa), totalizando 90 horas.

O 11º Programa de Formação Complementar “Temas em Neurociência” está com inscrições abertas para estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEL. Coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), José Luciano Tavares da Silva, o curso de neurociência será realizado online a partir do dia 7 de agosto, com palestras síncronas sobre temas relativos à neurociência, como neuromarketing, neurofisiologia, organização do sistema nervoso, entre outros temas da área.

O Temas em Neurociência é dividido em duas etapas. No segundo semestre de 2021, uma série de 15 palestras, sempre aos sábados, das 8h30 às 12h (nos feriados prolongados, os encontros são adiados para a semana seguinte). Já no primeiro semestre de 2022, os participantes vão integrar 15 grupos de estudos sobre o tema, ministrados por doutorandos e mestrandos de áreas distintas.

(Divulgação).

Ao todo, participam da realização do programa de 10 a 15 pesquisadores, incluindo a coordenação. O cronograma das palestras será finalizado em breve pela organização e divulgado aos participantes.

Formação multidisciplinar

Segundo o pesquisador, o curso de neurociência costuma reunir estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Saúde e Biológicas, mas é aberto a todos os participantes possíveis. “Recebemos estudantes de Educação Física, Física, Letras ou Engenharias, por exemplo”, comentou.

“É uma oportunidade importante para esses estudantes resolverem mistificações sobre a neurociência, como aparições em sonhos, déjà vu e outras questões”, argumenta. Temas como neuromarketing, por exemplo, hoje bastante estudados em cursos de especialização e capacitação de profissionais da saúde, estão entre os temas em discussão.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail temasemneurociencias@gmail.com. As vagas são limitadas, em razão do tamanho dos grupos de estudos formados na segunda etapa do programa, que têm entre cinco ou seis participantes somente. Os participantes do programa terão certificado de participação de 60 horas na primeira etapa e de 30 horas na segunda, totalizando 90 horas.

E-book

Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Temas em Neurociência não foi realizado. No entanto, no ano passado, a equipe do programa lançou um e-book com os principais temas envolvendo a neurociência. Acesse para baixar o livro gratuitamente – Confira aqui.