Consoagro oferece consultoria técnica para prevenção de pastagens degradadas

Consoagro oferece consultoria técnica para prevenção de pastagens degradadas

São adotados mecanismos de renovação da pastagem e orientações para o manejo preventivo.

*Fernando Salinas

Agência UEL


A Empresa Júnior do curso de Agronomia da UEL – Centro de Ciências Agrárias (CCA)Consoagro – consultoria e soluções em Agronomia – oferece consultoria para pequenos e médios produtores rurais de Londrina e região. A equipe auxilia na prevenção da degradação das pastagens, problema que causa a queda acentuada e contínua da produtividade.

De acordo com a equipe da Consoagro, é possível escolher o melhor manejo para a pastagem, com o objetivo de prevenir a degradação. O foco é evitar que áreas de pastagens sejam utilizadas abaixo do potencial esperado. Eles explicam que a pastagem é considerada degradada quando os animais começam a ter perda de peso e baixa produção de leite, por exemplo. Outros fatores que podem levar à identificação de um pasto em degradação são solos sem vegetação, além da grande quantidade de plantas daninhas.

(Divulgação/Consoagro).

Como reverter a degradação?

A reversão da degradação é possível com técnicas de manejo apropriadas. A consultoria da Consoagro auxilia na reversão da pastagem degradada, com medidas que podem barrar o processo de degradação da área.

Segundo eles, a primeira delas é a renovação direta, que consiste em recompor a produtividade da pastagem e da cobertura do solo pelas forrageiras, isto é, plantas que protegem o solo e servem de alimento para os animais. Também é necessário o controle das plantas daninhas, junto com o ajuste da fertilidade do solo. Nesse processo pode não ser preciso interromper o uso da pastagem, mas se caso for necessário, o período é de 30 dias.

A segunda maneira é a renovação, que além da correção da fertilidade do solo, é feito o replantio das forrageiras, sendo preciso fazer nova formação de pasto. O uso da área precisa ser interrompido por 90 dias. No entanto, conforme observa a equipe da Consoagro, a renovação pode custar até três vezes mais do que a recuperação. A renovação indireta (ou recuperação) faz parte da formação da pastagem, com o plantio de lavoura, lavoura mais floresta ou somente floresta. Vale ressaltar que a últimas opção exige mais investimento em um pequeno espaço de tempo, mas normalmente tem maior possibilidade de retorno financeiro.

Prevenção

O manejo preventivo é a forma mais eficiente para evitar a degradação da pastagem. Para a consultoria júnior, quando feito de forma profissional, regulando o número de animais por área de pasto, somados à análise periódica do solo (fertilidade) e controle das pragas e plantas daninhas, o resultado é uma pastagem produtiva na propriedade rural. Com a implementação do manejo preventivo, o produtor garante a produtividade da pastagem e evita perda ambiental, social e financeira.

Mais informações sobre os serviços ofertados pela Consoagro podem ser obtidas pelo telefone (43) 99991-9290. A rede social de contato é @Consoagro.

CONSOAGRO

A Empresa Júnior de Agronomia da UEL, Consoagro – consultoria e soluções em Agronomia JR – foi fundada em 2008, com o objetivo de levar ao produtor soluções inovadoras e criativas na busca de resultados positivos.

A equipe oferece outros tipos de serviços – paisagismo, acompanhamento de safras, viabilidade econômica, planejamento e implantação de culturas, planejamento conservacionista, manejo integrado de pragas – soja e milho.

Além da oferta de inúmeros serviços ligados às áreas das ciências agrárias, a Consoagro é espaço de aprendizagem e capacitação profissional para os alunos do curso de Agronomia.

(*Estagiário na COM/UEL, sob supervisão da Editora – Mirian Peres da Cruz).

Divulgação do vestibular da UEL - 2021
Leia também