Clínica de Futebol reúne importantes figuras da modalidade em Londrina, em novembro

Clínica de Futebol reúne importantes figuras da modalidade em Londrina, em novembro

Evento foca em visão multiprofissional e terá como convidados grandes nomes do esporte, nacional e internacionalmente.

O clube PSTC (Paraná Soccer Technical Center) e a UEL realizam, de 2 a 5 de novembro, o evento “Clínica de Futebol: Atuação Profissional em Categorias de Base”, coordenado pelos professores Leandro Altimari, do Departamento de Educação Física, e Ariobaldo Frissel, do Departamento de Ciências do Esporte, ambos do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe). Será um encontro que reunirá grandes nomes do esporte associados ao treinamento e formação das categorias de base.

Para Altimari, o evento foca, numa visão multiprofissional, num período sensível da formação. “O entendimento é determinante para uma formação de qualidade”, diz. Segundo ele, a palestra que sintetiza a “Clínica” é aquela sobre gestão multidisciplinar. Por isso o evento terá atividades teóricas e práticas e abordará não apenas a preparação física, mas seu monitoramento, captação de atletas, responsabilidade social, relações com imprensa, marketing e redes sociais, futebol feminino, e ainda contribuições da Fisioterapia, Psicologia e Nutrição à área, entre outros temas.

O evento terá palestra de abertura proferida pelo coordenador das categorias de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Claudio Ibrahim Vaz Leal, popularmente conhecido como Branco. Marcada para o dia 2, às 19h30, terá como tema “Gestão de Futebol das Categorias de Base no Brasil: Presente e Futuro”.

Branco começou sua carreira de jogador nas categorias de base em Bagé (RS), onde nasceu. De lá foi para o Internacional e depois Fluminense, passou pela Itália e Portugal. Pela seleção canarinho, jogou em três copas, uma delas a de 1994, vencida pelo Brasil. Após sete anos na Europa, voltou ao Brasil, atuou em alguns clubes e encerrou sua carreira novamente no Fluminense. A partir daí assumiu como coordenador das divisões de base da CBF (2003-2007) e passou por vários clubes como treinador, até retornar ao mesmo cargo na Confederação, em 2018.

Convidados

Além de Branco, o evento contará com outros palestrantes reconhecidos pelo trabalho com categorias de base no futebol, como o professor Antonio Carlos Gomes (aposentado pela UEL); o preparador de goleiros do Coritiba, Chris Ristow; o analista de desempenho do Internacional, Manoel Shamah; o preparador físico do Cuiabá, Luiz Fernando Silva, entre outros. Confira a programação detalhada aqui.

PSTC

O PSTC completou 28 anos em agosto colecionando conquistas de títulos na base e no profissional, além de ter revelado craques para o futebol brasileiro e mundial. Um exemplo é o meio-campo Fernandinho, formado no final da década de 90. O atleta foi campeão brasileiro pelo Athletico Paranaense (2001), três vezes campeão inglês pelo Manchester City e seis vezes campeão ucraniano pelo Shakhtar Donetsk, no qual também venceu a Copa da UEFA.

Outro que começou no PSTC é o lateral e volante Rafinha, sete vezes campeão alemão pelo Bayern de Munique, pelo qual também conquistou a Liga dos Campeões da UEFA e Mundial de Clubes da FIFA. Foi campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América pelo Flamengo (2019) e bronze olímpico pelo Brasil (2008). Atualmente, é capitão do elenco do São Paulo.

Apoio

A “Clínica de Futebol” tem apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e Federação Paranaense de Futebol (FPF). O evento tem carga horária de 30 horas de atividades teóricas e práticas, que serão realizadas no centro de treinamentos do PSTC e Campus da UEL. Ao término, cada participante inscrito receberá certificado emitido pela Universidade. As vagas são limitadas a 70 participantes.

As inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Leia também