Projeto recebe menção honrosa em premiação de extensão universitária na área de Ciências Sociais

Projeto recebe menção honrosa em premiação de extensão universitária na área de Ciências Sociais

Iniciativa "Mulheres Construindo Democracia" desenvolve atividades de caráter educativo e científico em cooperação com conselhos e Poder Público.

O projeto de extensão “Mulheres Construindo Democracia” recebeu Menção Honrosa no 1º Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária em Ciências Sociais. A iniciativa desenvolve atividades de caráter educativo e científico em cooperação com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina (CMDM) e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM). A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (14), no formato remoto.

Organizado pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), o Prêmio Anpocs destaca anualmente profissionais da área de Ciências Sociais em várias categorias. A edição deste ano incluiu, pela primeira vez, a premiação de trabalhos de extensão universitária conduzidos por cientistas sociais. Entre os 24 trabalhos inscritos, a Menção Honrosa foi conferida ao Mulheres Construindo Democracia.

De acordo com a coordenadora do projeto, Martha Ramírez-Gálvez, do Departamento de Ciências Sociais (CLCH), o reconhecimento mostra que as ações estão no caminho certo. “Esperamos que o prêmio seja um incentivo para um maior engajamento da comunidade universitária em ações extensionistas, que nos permitam realizar a missão emancipatória e democrática das universidades públicas”, declara.

Mulheres Construindo Democracia

Criado em 2020, o projeto tem como objetivo contribuir para a implementação, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina. Também se preocupa com a formação em temas relativos aos direitos das mulheres, direitos humanos e desenvolvimento humano sustentável. Para isso, promove ações dirigidas a diferentes públicos, fornecendo a troca de conhecimento popular, técnico e acadêmico sobre políticas democráticas e inclusivas.

Durante a pandemia, Martha conta que foram realizados cursos e ações de forma remota. As rodas de conversa, por exemplo, foram promovidas em conjunto com a população do Centro Pop, mulheres apenadas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. “O sucesso do projeto também pode ser estimado mediante a demanda de ações em setores do poder público, que enxergam nas intervenções do projeto uma potência para a formação de agentes públicos, servidoras em gênero, direitos humanos, controle social, entre outros. Consequentemente, reverbera no melhoramento do atendimento à população”, afirma a docente.

Além de Martha, a equipe do projeto conta com a participação das professoras Marselle de Carvalho (Departamento de Saúde Coletiva), Silvana Mariano e Raquel Kritsch, ambas do Departamento de Ciências Sociais. Há também o apoio de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, bem como de colaboradoras externas. A iniciativa ainda possui parcerias com órgãos do poder público, como a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Educação e o Patronato Penitenciário de Londrina.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail mulheresconstruindodemocracia@gmail.com.

*Estagiária na COM/UEL.

Leia também