Servidores do IDR-PR recebem capacitação em curso extensionista

Servidores do IDR-PR recebem capacitação em curso extensionista

Objetivo é capacitar servidores para projetos extensionistas e de prestação de serviços de assistência técnica com povos indígenas.

Por meio de uma parceria entre a UEL e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), teve início nesta quinta-feira (20) o curso “Formação Continuada de Extensionistas para a Prestação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural com Povos Indígenas”. Foram disponibilizadas 30 vagas aos servidores do IDR, que passarão por 290 horas de atividades, divididas em sete módulos.

O curso é coordenado pelo professor do Departamento de Serviço Social Wagner Roberto Amaral, que também integra a Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), ao lado da servidora do IDR-PR, Daniele Martin Sandri, coordenadora estadual do Programa de Promoção Social e Cidadania.

A abertura, realizada Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Freitas de Andrade, do diretor do Cesa, Miguel Belinati, e de diversos representantes do IDR-PR: Diniz Dias Doliveira, diretor de Extensão Rural; Cristovon Videira Ripol, gerente da região Norte do Estado; e Hernani Alves da Silva, gerente estadual de Extensão Rural. Os estudantes indígenas da UEL Gilza Kaingang, doutoranda em serviço social, e Rodrigo Tupã Luís, graduando do curso de Medicina, também participaram da abertura com relatos sobre o acesso à Universidade.

Desde 2017, o IDR-PR atua em 16 terras indígenas, entre as quais 13 já regularizadas e homologadas e três ainda em processo de homologação. Para Hernani Alves da Silva, essa parceria com a UEL, por meio da Cuia, é fundamental para a ampliação do trabalho. “Precisava de apoio científico da instituição para entender a abordagem, fazer atendimento e melhorar a qualidade de vida dos indígenas”.

Curso contou com a participação de autoridades da UEL e do IDR-PR, além de indígenas das etnias terena e kaigang (Agência UEL)

Formação

Dividido em sete módulos temáticos e articulados entre si, o curso de extensão teve início com a conferência “Povos Indígenas no Brasil e no Paraná e a luta pelos seus territórios”, ministrada pelo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Leosmar Antonio, que participou do evento de forma remota. Indígena terena, Leosmar é docente do Curso Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” e coordenador da Organização Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade (Caianas), da Terra Indígena Cachoeirinha, em Miranda (MS).

A programação do primeiro dia de atividades também incluiu a elaboração de um mapeamento das compreensões e inquietações dos participantes sobre a realidade dos territórios indígenas, bem como um levantamento dos seus questionamentos sobre as práticas extensionistas desenvolvidas nestas localidades.

Os participantes serão avaliados pela frequência mínima de 75% no conjunto dos módulos e devem apresentar até o final do curso o Plano de Ação de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena para as respectivas terras onde atuam, além de elaborarem um portfólio com registros e sistematizações das aprendizagens ao longo do curso. A certificação será emitida pela Proex.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

Esporte

Corrida beneficente da Atlética de Direito chega à segunda edição neste domingo (19)

Neste domingo (19), será realizada a segunda edição da Corrida Beneficente organizada pela Associação Atlética Acadêmica Sete de Março (AAASM), do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A largada está prevista para as 6h30, em frente ao Restaurante Universitário (RU), com percursos de 4 km e 8 km. A programação ocorre das 6h às 9h, com entrega de medalhas e premiações para todos os participantes.


Servidores

UEL participa do JOSUEPAR 2025 em Foz do Iguaçu

Universidade estará representada por 84 servidores em 13 modalidades na 28ª edição dos Jogos das Universidades Estaduais do Paraná


CEFE

Práticas de bateria e de jogos virtuais de tiro embasam pesquisas em Comportamento Motor

Além do objetivo comum, as pesquisas querem desvendar variáveis importantes para a compreensão dos sistemas individuais e se estes sistemas são adaptáveis ou não, avançando sobre subáreas de pesquisa da grande área de Comportamento motor.


Diálogo

Evento reúne profissionais da saúde para discutir impactos do tabagismo e estratégias de prevenção

Promover hábitos de vida mais saudáveis e reforçar o papel dos profissionais da saúde na prevenção do tabagismo é o objetivo do Diálogo com Dentistas que Atuam nos Serviços Públicos de Saúde, que será realizado no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) – Regional Londrina, […]