Servidores do IDR-PR recebem capacitação em curso extensionista

Objetivo é capacitar servidores para projetos extensionistas e de prestação de serviços de assistência técnica com povos indígenas.

Por meio de uma parceria entre a UEL e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), teve início nesta quinta-feira (20) o curso “Formação Continuada de Extensionistas para a Prestação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural com Povos Indígenas”. Foram disponibilizadas 30 vagas aos servidores do IDR, que passarão por 290 horas de atividades, divididas em sete módulos.

O curso é coordenado pelo professor do Departamento de Serviço Social Wagner Roberto Amaral, que também integra a Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), ao lado da servidora do IDR-PR, Daniele Martin Sandri, coordenadora estadual do Programa de Promoção Social e Cidadania.

A abertura, realizada Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Freitas de Andrade, do diretor do Cesa, Miguel Belinati, e de diversos representantes do IDR-PR: Diniz Dias Doliveira, diretor de Extensão Rural; Cristovon Videira Ripol, gerente da região Norte do Estado; e Hernani Alves da Silva, gerente estadual de Extensão Rural. Os estudantes indígenas da UEL Gilza Kaingang, doutoranda em serviço social, e Rodrigo Tupã Luís, graduando do curso de Medicina, também participaram da abertura com relatos sobre o acesso à Universidade.

Desde 2017, o IDR-PR atua em 16 terras indígenas, entre as quais 13 já regularizadas e homologadas e três ainda em processo de homologação. Para Hernani Alves da Silva, essa parceria com a UEL, por meio da Cuia, é fundamental para a ampliação do trabalho. “Precisava de apoio científico da instituição para entender a abordagem, fazer atendimento e melhorar a qualidade de vida dos indígenas”.

Curso contou com a participação de autoridades da UEL e do IDR-PR, além de indígenas das etnias terena e kaigang (Agência UEL)

Formação

Dividido em sete módulos temáticos e articulados entre si, o curso de extensão teve início com a conferência “Povos Indígenas no Brasil e no Paraná e a luta pelos seus territórios”, ministrada pelo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Leosmar Antonio, que participou do evento de forma remota. Indígena terena, Leosmar é docente do Curso Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” e coordenador da Organização Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade (Caianas), da Terra Indígena Cachoeirinha, em Miranda (MS).

A programação do primeiro dia de atividades também incluiu a elaboração de um mapeamento das compreensões e inquietações dos participantes sobre a realidade dos territórios indígenas, bem como um levantamento dos seus questionamentos sobre as práticas extensionistas desenvolvidas nestas localidades.

Os participantes serão avaliados pela frequência mínima de 75% no conjunto dos módulos e devem apresentar até o final do curso o Plano de Ação de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena para as respectivas terras onde atuam, além de elaborarem um portfólio com registros e sistematizações das aprendizagens ao longo do curso. A certificação será emitida pela Proex.