Projeto promove curso voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade

A primeira edição do curso “O mundo das mulheres e seus direitos” chegou ao fim nesta segunda-feira (12). Iniciado no projeto Mulheres Construindo Democracia, o curso foi desenvolvido em parceria com outras atividades da UEL voltadas para mulheres em privação de liberdade e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Foram promovidos 12 encontros, que contaram com rodas de conversa e ações educativas para mulheres em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a coordenadora do Mulheres Construindo Democracia, Martha Ramírez-Gálvez, do Departamento de Ciências Sociais (CLCH), a iniciativa faz parte de uma série de 10 cursos, que serão ofertados ao longo de um ano e meio. Nesta edição, cerca de 30 mulheres se inscreveram e aquelas que frequentaram pelo menos 75% dos encontros receberão um certificado com 24 horas de carga horária. “Foi bastante importante para o processo de aproximação da Universidade com comunidades que são periféricas e da inserção dessas pessoas na UEL”, afirma a docente.

Segundo a professora, o curso passou por uma versão teste em maio, quando foram definidos os principais temas a serem debatidos. Entre os tópicos abordados, destacam-se os que estão inseridos na temática “Democracia, direitos humanos e controle social”. Discutiu-se os direitos das mulheres, a educação não violenta e a prevenção de violência contra mulheres e meninas, bem como a questão de saúde mental, sexual e reprodutiva. Além disso, o curso incentivou as participantes a refletirem formas de produção de renda para promover a autonomia das mulheres.

O curso “O mundo das mulheres e seus direitos” contou com 12 encontros voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade (Arquivo)

Mulheres Construindo Democracia

Criado em 2020, o projeto tem como objetivo contribuir para a implementação, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina. Para isso, promove ações e proporciona a troca de conhecimento popular, técnico e acadêmico sobre políticas democráticas e inclusivas.

Além de Martha, a equipe do projeto conta com a participação das professoras Marselle de Carvalho (Departamento de Saúde Coletiva, do CCS), Silvana Mariano e Raquel Kritsch, ambas do Departamento de Ciências Sociais, do CLCH. Há também o apoio de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, bem como de colaboradoras externas. A iniciativa tem parcerias com órgãos do poder público, como a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Educação e o Patronato Penitenciário de Londrina.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail mulheresconstruindodemocracia@gmail.com ou pelo perfil do Mulheres Construindo Democracia.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.