Programa Universidade Sem Fronteiras está com inscrições abertas

Prazo para envio de projetos termina em 10 de fevereiro. Serão contemplados projetos nas áreas da Saúde, Educação, Agroecologia, entre outras.

Uma das principais ações de fomento aos projetos de extensão desenvolvidos nas instituições de ensino superior públicas e privadas do Paraná, o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) está com as inscrições abertas. O prazo para o envio dos projetos encerra no dia 10 de fevereiro e o edital com os critérios de avaliação das propostas está disponível neste link. Serão contemplados projetos nas áreas da saúde, educação, agroecologia, inclusão social, inovação e diversidade cultural.

Nesta edição do programa, 56 projetos de extensão das universidades estaduais e 29 ações extensionistas das demais Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Paraná serão contemplados com os recursos oriundos do Fundo Paraná de fomento científico, da ordem de R$ 8,96 milhões. O montante será aplicado no custeio de bolsas para professores, estudantes de graduação, alunos de iniciação à pesquisa e extensão e profissionais recém-formados. Os projetos podem pleitear os valores máximos de R$ 102,1 mil ou R$ 105,5 mil.

A iniciativa acontece simultaneamente ao lançamento da Política de Extensão Universitária para as instituições estaduais de ensino superior do Paraná, que tem foco na transformação social e no desenvolvimento regional sustentável. O objetivo é orientar as diferentes ações extensionistas e possibilitar a atuação das sete universidades, de forma estratégica e multidisciplinar, inseridas nos cenários regional, nacional e internacional.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca a cooperação governamental e acadêmica para a padronização da extensão universitária. “Fizemos uma série de debates e discussões para validarmos, coletivamente, a institucionalização dessa política, que irá nortear as universidades e o governo em relação às ações de fomento do estado para a área da extensão na educação superior”, afirma.

O documento é resultado de um amplo estudo desenvolvido pela Seti em parceria com as pró-reitorias de extensão das instituições estaduais de ensino superior paranaenses, além de consultas públicas realizadas com as comunidades acadêmicas. As atividades extensionistas compreendem cinco modalidades: programas; projetos; cursos e oficinas; eventos; e prestação de serviços.

Políticas de extensão do Estado contemplam serviços para a população paranaense (Foto: UEPG, 25/01/2022)

Política de Estado

Reconhecido com uma política pública, o USF tem amparo na Lei nº 16.643/2010 e compromisso com temas socioeconômicos. As ações de extensão apoiadas pelo programa são desenvolvidas, predominantemente, nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e periferias dos grandes centros urbanos, como Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Toledo, Apucarana e Umuarama.

Segundo o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, o programa contribui para ampliar e fortalecer a educação superior e consolidar a interação entre as universidades e a sociedade. “O conhecimento científico gerado por meio da pesquisa e disseminado pelas atividades de extensão universitária representa um fator essencial para a formação profissional, capaz de promover o desenvolvimento econômico, social e cultural no Paraná”, explica.

Política de Extensão

A padronização para as ações extensionistas das instituições estaduais de ensino superior paranaenses está alinhada com a Política Nacional de Extensão Universitária, estabelecida em resolução do Ministério da Educação (MEC). No Paraná, as áreas prioritárias se orientam pelas diretrizes pactuadas no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), de 2012, considerando os planos estratégicos de cada universidade.

O documento paranaense é um instrumento relevante na elaboração de subsídios científicos e tecnológicos para execução de projetos de extensão nas universidades. As instituições estaduais de ensino superior estão distribuídas estrategicamente no cenário regional do território estadual e são fundamentais para contribuir com as políticas públicas governamentais em favor da população e de forma articulada com a formação profissional dos estudantes.

Qualificação

A Seti também destinou aporte de R$ 226,7 mil do Fundo Paraná para a promoção de um curso de formação extensionista para professores, estudantes e profissionais da carreira técnica-administrativa de instituições de ensino superior, públicas e privadas. Com carga horária total de 180 horas, o conteúdo será aplicado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas síncronas e assíncronas.

O objetivo é atender demandas do processo de curricularização das atividades de extensão, com previsão de capacitar, inicialmente, 350 pessoas ao longo de seis meses. A programação abrange sete módulos, com temas como: planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas extensionistas; gestão de políticas para a extensão universitária; e ações extensionistas como instrumentos pedagógicos na transformação social; entre outros.

Inscrições: até 10 de fevereiro – Edital;

Divulgação das propostas classificadas: a partir de 28 de abril;

Prazo para execução dos projetos: um ano, conforme plano de trabalho proposto.

(Com informações da Seti)